Governadora Yeda Crusius sanciona projeto de lei para doação de área ao Jockey Club
Publicação:

A governadora Yeda Crusius sancionou, nesta quinta-feira (14), Projeto de Lei (PL) para doação de uma área do Estado ao Jockey Club do Rio Grande do Sul (JCRGS), em Porto Alegre. O objetivo é dar continuidade às competições equestres, além de impulsionar o setor, responsável pela geração de empregos, renda e impostos.
O PL é referente ao terreno, de 171,3 mil m², localizado no bairro Cristal, onde está instalado o Hipódromo. Como contrapartida, o Jockey compromete-se a construir e doar ao Estado uma escola para aproximadamente 250 alunos. O prédio deverá ter aproximadamente, 1.000 m² de área construída, além de quadra esportiva com 650 m² e residência para zelador com área de aproximadamente 100m².
O JCRGS deverá manter na área, também, a atividade de corridas de cavalo, sob pena de reversão da propriedade ao domínio do Estado. O clube, igualmente, estará obrigado a disponibilizar espaços próprios à realização de atividades voltadas às áreas do esporte, cultura e lazer. A administração estadual terá acesso, sem custos, a espaços e instalações para atividades como aulas de educação física.
O presidente do Jockey, José Filho, ao abrir o discurso, destacou que o fato do governador Ernesto Dorneles erguer o Jockey club não é menos verdade que este, sancionado pela governadora, que ajuda a reerguer o turfe. O Jockey club é um patrimônio do nosso Estado, e passará a ser, com este projeto, a segunda maior Potência do turfe no Brasil, afirmou Filho.
Para a Chefe do Executivo proporcionar ao Jockey desenvolvimento é fortalecer a história. O Jockey é referência de história no Rio Grande do Sul. O nosso Estado tem como símbolo maior o cavalo, e tudo que fizemos durante o Governo foi definido em discussão com a sociedade gaúcha, destacou.
O secretário adjunto da Administração, Roberto Carlos Chrostovski, destacou que agora, após 65 anos de brilhante trabalho prestado a esta comunidade, a este Estado, a equipe do Jockey club constatou a necessidade de resgatar a sua situação financeira. A governadora Yeda, com a sua capacidade de gestão, entendendo a situação do Jockey, formalizou hoje a autorização para transformar esta área em prédios comerciais, visando o desenvolvimento econômico, afirmou.
Histórico
Em meados da década de 1940, ocorreu a transferência do antigo Hipódromo, então localizado no Moinhos de Vento, para o bairro Cristal, onde o Jockey Club encontrou condições para expansão. Em suas novas instalações, o JCGRS passou a ocupar dois terrenos contíguos. O primeiro, onde realizam-se as corridas, foi obtido em permuta com o município de Porto Alegre, que recebeu área onde está, atualmente, o Parque Moinhos de Vento. O outro terreno, onde estão as cocheiras, foi cedido pelo Estado.
Texto de Guga Stefanello/Graciele Galera