Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governadora Yeda Crusius sanciona projeto de lei para doação de área ao Jockey Club

Publicação:

A governadora Yeda Crusius sanciona o Projeto de Lei (PL) para doação de uma área do Estado ao Jockey Club do Rio Grande do Sul (JCRGS), em Porto Alegre.
Governadora Yeda Crusius sanciona projeto de lei para doação de área ao Jockey Club - Foto: Silvio Alves / Palácio Piratini

A governadora Yeda Crusius sancionou, nesta quinta-feira (14), Projeto de Lei (PL) para doação de uma área do Estado ao Jockey Club do Rio Grande do Sul (JCRGS), em Porto Alegre. O objetivo é dar continuidade às competições equestres, além de impulsionar o setor, responsável pela geração de empregos, renda e impostos.

O PL é referente ao terreno, de 171,3 mil m², localizado no bairro Cristal, onde está instalado o Hipódromo. Como contrapartida, o Jockey compromete-se a construir e doar ao Estado uma escola para aproximadamente 250 alunos. O prédio deverá ter aproximadamente, 1.000 m² de área construída, além de quadra esportiva com 650 m² e residência para zelador com área de aproximadamente 100m².

O JCRGS deverá manter na área, também, a atividade de corridas de cavalo, sob pena de reversão da propriedade ao domínio do Estado. O clube, igualmente, estará obrigado a disponibilizar espaços próprios à realização de atividades voltadas às áreas do esporte, cultura e lazer. A administração estadual terá acesso, sem custos, a espaços e instalações para atividades como aulas de educação física.

O presidente do Jockey, José Filho, ao abrir o discurso, destacou que o fato do governador Ernesto Dorneles erguer o Jockey club não é menos verdade que este, sancionado pela governadora, que ajuda a reerguer o turfe. O Jockey club é um patrimônio do nosso Estado, e passará a ser, com este projeto, a segunda maior Potência do turfe no Brasil, afirmou Filho.

Para a Chefe do Executivo proporcionar ao Jockey desenvolvimento é fortalecer a história. O Jockey é referência de história no Rio Grande do Sul. O nosso Estado tem como símbolo maior o cavalo, e tudo que fizemos durante o Governo foi definido em discussão com a sociedade gaúcha, destacou.

O secretário adjunto da Administração, Roberto Carlos Chrostovski, destacou que agora, após 65 anos de brilhante trabalho prestado a esta comunidade, a este Estado, a equipe do Jockey club constatou a necessidade de resgatar a sua situação financeira. A governadora Yeda, com a sua capacidade de gestão, entendendo a situação do Jockey, formalizou hoje a autorização para transformar esta área em prédios comerciais, visando o desenvolvimento econômico, afirmou.

Histórico
Em meados da década de 1940, ocorreu a transferência do antigo Hipódromo, então localizado no Moinhos de Vento, para o bairro Cristal, onde o Jockey Club encontrou condições para expansão. Em suas novas instalações, o JCGRS passou a ocupar dois terrenos contíguos. O primeiro, onde realizam-se as corridas, foi obtido em permuta com o município de Porto Alegre, que recebeu área onde está, atualmente, o Parque Moinhos de Vento. O outro terreno, onde estão as cocheiras, foi cedido pelo Estado.

Texto de Guga Stefanello/Graciele Galera

Portal do Estado do Rio Grande do Sul