Governo apresenta trailer do documentário Todos Nós por Todos Nós
Filme produzido pela Secretaria de Comunicação será lançado na terça-feira (29) na Casa de Cultura Mario Quintana
Publicação:

Como uma das ações para marcar o primeiro ano da reconstrução do Estado após as enchentes de 2024, o governo apresentou, nesta quinta-feira (24/4), o trailer do documentário Todos Nós por Todos Nós. A produção da Secretaria de Comunicação relembra a tragédia e os passos firmes da reconstrução conduzida pelo governador Eduardo Leite e alicerçada no Plano Rio Grande. As histórias contadas pelos atingidos e os depoimentos dos agentes das forças de segurança, que atuaram desde o salvamento, dão a dimensão da catástrofe.

O lançamento oficial do filme será na próxima terça-feira (29/4) na Cinemateca Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, com sessão para convidados às 17h. No mesmo dia, às 19h, haverá sessão aberta ao público. O documentário segue em cartaz na quarta-feira (30/4), às 15h, e na quinta-feira (1º/5), com última sessão às 19h30. A produção também estará disponível no perfil do governo do Estado no YouTube.
“O Rio Grande do Sul só tem um caminho a seguir para continuar se reconstruindo e esse caminho passa, inevitavelmente, pelo Plano Rio Grande, que é um programa de Estado que prepara o RS para o futuro. Esse filme retrata a dor que a tragédia causou nos gaúchos, mas, além disso, mostra que somos um povo resiliente e que está caminhando unido, todos nós por todos nós”, explicou o secretário de Comunicação, Caio Tomazeli.

Para produzir o documentário, a equipe da Secom reuniu materiais registrados durante as enchentes e percorreu os municípios mais afetados para mostrar como as famílias estão se reerguendo sob os olhares do Estado. A direção é de Andreas Peter, diretor de imagem da secretaria.
"Com esse documentário, tivemos o objetivo de narrar o processo de reconstrução do Estado, contado por meio de histórias e memórias de pessoas que tiveram suas vidas impactadas pelas enchentes e, posteriormente, pelas ações do governo do Estado, com o Plano Rio Grande", afirmou Peter.
Além do governador, participaram das filmagens o vice-governador Gabriel Souza, o time de secretários, que contam como o Estado percorreu o caminho desde a tragédia, passando pela construção da resiliência e, por fim, o retorno à vida habitual.
Programação
Cinemateca Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mario Quintana
- Terça-feira (29/4)
17h – Lançamento para o público interno
19h – Sessão aberta ao público
- Quarta-feira (30/4)
15h – Sessão aberta ao público
- Quinta-feira (1º/5)
19h30 – Sessão aberta ao público
Texto: Thales Moreira/Secom
Edição: Secom