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Governo do Estado apoia vinícolas gaúchas na ProWein, da Alemanha

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O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, está apoiando empresas gaúchas na ProWein, uma das maiores feiras internacionais de vinhos e espumantes do mundo, ponto de encontro de especialistas na área. O
Governo do Estado apoia vinícolas gaúchas na ProWein, da Alemanha

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, está apoiando empresas gaúchas na ProWein, uma das maiores feiras internacionais de vinhos e espumantes do mundo, ponto de encontro de especialistas na área. O evento ocorre entre os dias 4 e 6 de março, em Düsseldorf, na Alemanha. O Brasil participa com um estande coletivo, coordenado pelo Ibravin, através do Programa Wines of Brazil.

Em 2011, foram 3.630 expositores no total, dos quais 802 eram da Alemanha e os demais da França, Portugal, Itália, além de expositores da América e outros continentes. Na edição de 2012, haverá um destaque especial para os vinhos orgânicos. Os consumidores alemães são considerados os mais ecológicos e o vinho orgânico é mais um nicho de mercado. Estão sendo esperados cerca de 3,8 mil expositores de mais de 50 países, o que poderá representar uma ótima oportunidade de negócios para as empresas gaúchas, avaliou o secretário estadual do Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik.

Setores estratégicos
O titular da SDPI informou ainda que, das oitos empresas do Rio Grande do Sul que estarão na ProWein, cinco contarão com o apoio do Estado. São elas: Basso Vinhos e Espumantes, Casa Valduga, Vinhos Salton, Vinícola Miolo e Vinícola Pizzato. A vitivinicultura está entre os setores estratégicos prioritários na política de desenvolvimento do Estado, destacou Knijnik.

Wines of Brazil
O projeto Wines of Brasil, realizado em parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), iniciou seu roteiro internacional na quinta-feira (1º), em Amsterdã, na Holanda. A missão ainda participará de rodada de negócios na Polônia, Alemanha (ProWein), Suécia, Finlândia e Reino Unido.

No ano passado, o vinho brasileiro ganhou mercado pelo mundo, alcançando 31 países, frente aos 27 de 2010. A exportação de vinhos brasileiros somou US$ 3,06 milhões em 2011, 33,6% superior aos US$ 2,29 milhões de 2010. A Holanda foi o principal destino do vinho brasileiro em 2011, ultrapassando o Reino Unido, que havia tomado a liderança do ranking de países compradores de rótulos verde-amarelos em 2010. As exportações para a Holanda totalizaram US$ 410,5 mil, 63% a mais do que os US$ 250,4 mil de 2010. A Holanda ficou com 13,4% das exportações das vinícolas associadas ao Wines of Brasil.

Texto: Soraia Hanna
Foto: Eduardo Seidl
Edição: Redação da Secom (51) 3210-4305

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