Governo do Estado assina termos de cooperação com 17 municípios contemplados pelo Programa Horas-máquina
A iniciativa, coordenada pela Sedur, integra o Plano Rio Grande e auxilia municípios atingidos pelas enchentes
Publicação:

O Governo do Estado assinou termos de cooperação com 17 municípios contemplados pelo Programa Horas-máquina/Áreas Urbanas. O ato foi realizado na quarta-feira (22/10), no auditório do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Com a iniciativa, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), o governo vem trabalhando desde maio de 2024 no auxílio aos municípios atingidos pelas chuvas, com foco na abertura de estradas, terraplanagem para a construção de habitações, limpeza de terrenos e reestruturação de cabeceiras de pontes.
A assinatura reforça o compromisso do Estado com a reconstrução e a proteção das comunidades gaúchas. O titular da Sedur, Marcelo Caumo, afirmou que o Horas-máquina é um dos programas mais demandados pelos prefeitos na Secretaria. “O governador Eduardo Leite aprovou e a gente levou o Horas-máquinas ao Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). Hoje a gente inicia uma nova etapa de 92 municípios que serão contemplados e vocês são os primeiros. O Estado sofreu muito em 2023 na região dos Vales, em 2024 todas as regiões sofreram com as enchentes. E a aplicação deste recurso visa auxiliar principalmente esses municípios que sofreram com os eventos climáticos de 2024”, relatou.
O Horas-máquina/Áreas Urbanas integra o Plano Rio Grande, programa de Estado liderado pelo governador Eduardo Leite, criado para proteger a população, reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.
O secretário Marcelo Caumo destacou a atuação do legislativo estadual, em votações muitas vezes difíceis, que hoje dá a retaguarda financeira para atendimento às cidades por meio de programas como o Desassorear, Conexões, Drenagem e Pavimenta, disponibilizados às prefeituras por meio da Sedur. “Vamos seguir trabalhando em parceria com os deputados e prefeitos, lutando neste Estado para seguir crescendo e repetindo momentos como este, de muita alegria, quando o Estado mais uma vez consegue chegar em cada um dos municípios”, celebrou.
Parceria com os municípios
Representando os gestores municipais na solenidade, a prefeita de Novo Barreiro, Márcia Rodrigues, relatou a boa experiência do município com outros programas do Estado, como o Pavimenta, e a expectativa positiva em relação ao Horas-máquina/Áreas Urbanas.
“Somos privilegiados por ter um governador como o Eduardo Leite, de ter uma visão como ele tem. Não sei o que seria dos nossos municípios. Há quatro anos quando não é estiagem é chuvarada. A maioria aqui é de municípios pequenos e médios, onde prevalece a agricultura. Muito obrigada ao secretário, aos deputados e a toda a equipe da Sedur. Não existe uma Secretaria onde funcione e andem tão rápido as coisas quanto a de vocês. Parabéns!”, afirmou Márcia.
O Horas-máquina também contempla serviços de movimentação de terra; execução e manutenção de pequenos trevos de acesso das vias municipais às rodovias estaduais; manutenção de pequenas barragens, pontes, pontilhões e bueiros; além dos serviços de desassoreamento de rios, riachos e córregos de água. Os municípios ficam responsáveis pela gestão e fiscalização dos trabalhos.

Municípios que assinaram os termos na quarta-feira (22/10):
- Canela
- Cerro Grande
- Doutor Mauricio Cardoso
- Floriano Peixoto
- Guarani das Missões
- Humaitá
- Itapuca
- Lagoa dos Três Cantos
- Mariano Moro
- Mato Leitão
- Morro Reuter
- Novo Barreiro
- Porto Lucena
- Progresso
- Ronda Alta
- São Gabriel
- Santo Cristo
Texto: Brígida Sofia/Ascom Sedur
Edição: Secom