Governo atua em demolições e limpezas de áreas de risco em Arroio do Meio com programa de horas-máquina para áreas urbanas
Ação coordenada pela Sedur marca mais uma etapa da reconstrução após as enchentes de 2024
Publicação:
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), está com frentes de trabalho ativas do Programa Horas-máquina – Áreas Urbanas no município de Arroio do Meio, no Vale do Taquari. A atuação contempla a demolição de residências condenadas e a retirada de entulhos na chamada zona de arraste, área classificada como de muito alto risco após as enchentes de 2024.
Com investimento que pode chegar a até R$ 5 milhões nesta etapa, os serviços têm prazo estimado de seis meses, condicionado à liberação das frentes de trabalho. O maquinário mobilizado inclui caminhão caçamba truck, escavadeiras hidráulicas (com rompedor e concha), pá carregadeira, trator de esteira, prancha para transporte e equipamentos específicos para demolição. As intervenções são realizadas exclusivamente em imóveis condenados localizados em áreas de risco.
O diretor-geral da Sedur, Guilherme Santos, destacou que o trabalho representa um passo decisivo na reconstrução urbana do município. “Estamos atuando diretamente em áreas profundamente impactadas pelas enchentes, removendo estruturas que oferecem risco e preparando o território para um novo uso, mais seguro e resiliente. Essa é uma ação que vai além da limpeza: ela abre caminho para a requalificação urbana e para a devolução desses espaços à comunidade, com planejamento e dignidade para as famílias atingidas”, disse.
Em etapas anteriores, o programa de horas-máquina realizou serviços de preparação de loteamentos para construção de residências, além de limpeza em diferentes pontos da cidade logo após os eventos meteorológicos.
A chefe de divisão do setor de Gestão de Projetos e Parcelamento do Solo da Sedur, Juliana Capitanio, afirmou que a atuação do programa representa um divisor de águas na reconstrução de Arroio do Meio após as enchentes de 2024. “Esse trabalho é fundamental para garantir que ninguém mais viva em áreas de risco, permitindo que a cidade planeje um novo uso para o espaço, inclusive podendo receber um parque linear cujo projeto já está sendo desenvolvido pela administração municipal”, ressaltou.
Horas-máquina – Áreas Urbanas
Como parte das ações do Plano Rio Grande, programa de Estado liderado pelo governador Eduardo Leite para proteger a população, reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, o Horas-máquina – Áreas Urbanas vem sendo executado pela Sedur desde maio de 2024, com foco no apoio direto aos municípios atingidos pelas enchentes. A iniciativa possibilita a contratação de horas-máquina para ações como abertura e recuperação de estradas, terraplanagem para construção de habitações, limpeza de terrenos e reestruturação de cabeceiras de pontes.
Além disso, o programa contempla serviços de movimentação de terra, execução e manutenção de pequenos trevos de acesso entre vias municipais e rodovias estaduais.
A gestão das frentes de trabalho é realizada pelos municípios, com acompanhamento e fiscalização técnica conjunta entre a Sedur e a administração municipal. A atuação busca acelerar o restabelecimento dos acessos, qualificar a infraestrutura urbana e contribuir para cidades mais seguras diante de eventos meteorológicos extremos.
Texto: Paulo César Pedroza/Ascom Sedur
Edição: Secom