Governo do Estado avalia alternativas para RS-010
Publicação:
O Governo do Estado, a partir de um grupo técnico nomeado pelo governador Tarso Genro, estuda alternativas para a obra de construção da RS-010, rodovia que ligará Porto Alegre a Sapiranga como meio de desafogar a BR-116. Além da consideração de um projeto já existente, que engloba modificações sugeridas pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), o grupo estuda, entre outras hipóteses, o modelo mais adequado para o lançamento do edital.
Ao destacar a importância do empreendimento para o desenvolvimento do Estado, o secretário do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã (Seplag), João Motta, reafirmou o compromisso do Governo do Estado em viabilizar a obra, mas ressaltou que o projeto a ser adotado está sendo analisado com calma e tranquilidade. Segundo ele, este processo deverá estar concluído em até 180 dias. Nesse momento, nós não temos nenhuma posição de mérito sobre nenhum dos projetos. Nós temos, sim, um compromisso técnico de avaliar as propostas e, com a devida cautela e densidade técnica, apresentar a melhor delas, afirmou.
De acordo com o titular da Seplag, a proposta já existente - elaborada pelo grupo Odedrecht com modificações da Granpal - também está sendo avaliada pelo Governo, assim como as demais alternativas já apresentadas. Temos que ter a responsabilidade de decidir qual é o melhor desenho. Portanto, precisamos avaliá-lo (o projeto existente) do ponto de vista técnico com o devido rigor, e é isso que estamos fazendo com este grupo técnico, frisou o titular da Seplag.
Texto: Carine Prevedello e Juliano Meira Pilau
Edição: Redação Secom (51)3210-4305