Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo do Estado discute estratégias integradas para promover resiliência do agro gaúcho em painel na Fenasoja

Representantes de secretarias falaram sobre políticas públicas executadas em conjunto na feira em Santa Rosa

Publicação:

Estratégias integradas para a resiliência do agro gaúcho é tema de painel na Fenasoja, em Santa Rosa mai26
Participantes do encontro abordaram desafios como estiagens e enchentes - Foto: Divulgação Seapi

Com o objetivo de debater o impacto das mudanças climáticas no agronegócio gaúcho e as possíveis respostas ao problema, o governo do Estado realizou, nesta terça-feira (5/5), o evento “Irrigação como estratégia para o desenvolvimento sustentável do RS”, no Auditório do Centro Administrativo da Feira Nacional da Soja (Fenasoja), em Santa Rosa. O encontro tratou de ocorrências como estiagens e enchentes e abordou estratégias integradas do Executivo para promover resiliência, produtividade e sustentabilidade no setor.

O evento – parte da programação da Fenasoja 2026 – foi organizado pelas secretarias da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e de Desenvolvimento Rural (SDR). 

O subsecretário de Irrigação da Seapi, Márcio Amaral, falou sobre a importância da irrigação para garantir a produtividade e apresentou a fase três do Programa Irriga+RS, que está com edital aberto para receber projetos visando aumentar a área irrigada do Estado. “A Secretaria da Agricultura destina 20% do valor do projeto de irrigação, limitado a R$ 150 mil por produtor. São recursos importantes, a fundo perdido, que o beneficiário pode usar para diminuir os juros em casos de financiamento bancário”, destacou.

Amaral também citou a plataforma criada para envio dos projetos, o que confere mais transparência e agilidade aos processos. O envio de projetos pode ser feito até 30 de outubro nesta página.

“Irrigação é uma ferramenta essencial para fortalecer a resiliência climática no campo. Discutir o tema é tratar de segurança hídrica, adaptação às mudanças do clima e competitividade para o produtor. É uma estratégia que alia produção, planejamento e sustentabilidade para o futuro do Estado”, afirmou o secretário-adjunto do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marcelo Camardelli.

Já o adjunto da SDR, Alexandre Scheifler, destacou os avanços recentes das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural, com ênfase no Programa Terra Forte e nos encaminhamentos realizados até o momento. Scheifler também ressaltou a finalização de novos editais, alguns deles direcionados à reservação hídrica e à irrigação, além de chamar atenção para o bônus de adimplência do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), que está em período de adesão.

“O Terra Forte tem sido um eixo importante, e seguimos avançando com os encaminhamentos, como a entrega de Cartões Cidadão para mais de 400 agricultores, como ocorreu na semana passada. Também estamos finalizando editais relevantes, alguns deles voltados à reservação hídrica e à irrigação. Além disso, com a retomada do bônus de adimplência do Feaper, reabrimos a possibilidade para que os produtores regularizem sua situação e voltem a acessar as condições originais de subvenção”, disse Scheifler. “A medida tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar, resguardar os investimentos já realizados nas propriedades e garantir que o crédito rural siga cumprindo seu papel no desenvolvimento, na geração de renda e na permanência das famílias no campo.”

Fenasoja 2026

A Fenasoja está em sua 25ª edição e foi aberta oficialmente na última sexta-feira (1/5). O evento segue 10 de maio, no Parque de Exposições de Santa Rosa.

Com foco na geração de negócios, difusão de conhecimento e apresentação de inovações tecnológicas, a feira reúne mais de 600 expositores do setor. Esta edição marca também os 60 anos da Fenasoja e os 102 anos do plantio de soja comercial no Brasil.

Texto: Ascom Seapi
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul