Governo do Estado divulga lista de selecionados para receber o Selo Empresa Parceira da Diversidade Sexual e de Gênero
Iniciativa reconhece empresas e órgãos públicos com práticas de inclusão e respeito à população LGBTQIA+
Publicação:
O governo do Estado divulgou no Diário Oficial desta terça-feira (10/2) a lista das 11 instituições selecionadas para receber o Selo Empresa Parceira da Diversidade Sexual e de Gênero. A iniciativa é realizada por meio das secretarias de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP) e de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).
Instituído pelo decreto 57.089/2023, o selo busca reconhecer e valorizar empresas e órgãos públicos que promovem a diversidade sexual e de gênero e combatem a LGBTQIA+fobia no ambiente de trabalho. Para participar, os interessados precisaram enviar documentos comprobatórios das práticas adotadas.
Construção de ambientes profissionais mais justos e inclusivos
Critérios como empregabilidade, assistência médica, psicológica e social, combate à discriminação e incentivo à capacitação foram analisados pela Comissão de Avaliação e Monitoramento para a concessão do selo. A equipe é composta por representantes da STDP, da SJCDH e do Conselho Estadual de Promoção dos Direitos LGBTQIA+.
De acordo com o titular da STDP, Gilmar Sossella, a iniciativa reforça o compromisso do Estado com a construção de ambientes profissionais mais justos e inclusivos. “O selo reconhece instituições que adotam práticas concretas de respeito à diversidade sexual e de gênero, promovendo oportunidades iguais e combatendo qualquer forma de discriminação. Valorizar essas ações é também incentivar que mais organizações assumam esse compromisso com a cidadania e com os direitos humanos”, destacou.
As instituições selecionadas podem utilizar o selo, pelo período de um ano, em todos os seus materiais de divulgação, como sites, redes sociais, campanhas publicitárias, peças gráficas e demais materiais institucionais..
Empresas selecionadas no Selo Empresa Parceira da Diversidade Sexual e de Gênero 2026:
- Instituto Interdisciplinar em Direito e Saúde (IDS)
- Leonidas Zamperetti
- DZ Estúdio Planejamento e Desenvolvimento de Projetos para Internet
- Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo do Rio Grande do Sul
- Município de São Jerônimo
- Central de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs)
- Andrade Maia Advogados
- Município de Rio Grande
- Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates)
- WCA Comércio de Alimentos
- Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Fadergs)
Texto: Mariana Souza/Ascom STDP
Edição: Secom