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Governo do Estado e Brita Rodovias divulgam nota técnica sobre situação da ERS-115

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Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (22), o secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, acompanhou junto à diretoria do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), uma apresentação da empresa Brita Rodovia, sobre a
Governo do Estado e Brita Rodovias divulgam nota técnica sobre situação da ERS-115

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (22), o secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, acompanhou junto à diretoria do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), uma apresentação da empresa Brita Rodovia, sobre a situação da pista, que está bloqueada, no quilômetro 28 da ERS-115. Após a reunião, ficou definido que um desvio próximo ao local é inviável, sendo que não se pode oferecer a segurança necessária aos usuários da via. Não podemos inventar um desvio que coloque as pessoas em risco, pois não é problema de dinheiro ou tempo, mas de preservação da vida, destacou Beto.

Ao final da tarde, foi divulgada nota técnica sobre a situação do trecho afetado pelas chuvas. Confira, na íntegra, a nota divulgada pela Seinfra, Daer e Brita Rodovias:


POLO DE GRAMADO - BLOQUEIO DA ERS 115
INFORMAÇÕES AOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS RODOVIÁRIOS

1) Tempestivamente foram adotadas todas as medidas necessárias para preservar o patrimônio público e para restabelecer o tráfego na rodovia o quanto antes possível.

2) Mesmo com prejuízo para a arrecadação das tarifas, a rodovia foi bloqueada porque se tornou impossível garantir a segurança dos usuários.

3) Chuvas superiores às médias históricas da região, no mês de julho, agravaram as patologias da estrutura de contenção do Km 28, dificultando ações imediatas de reconformação estrutural das mesmas.

4) Anteriormente havia sido efetuado o diagnóstico técnico da situação, bem como os indispensáveis estudos e projetos da nova estrutura.

5) O terreno adjacente às estruturas afetadas continua a movimentar-se provocando novas fissuras nos painéis de contenção e agravando as trincas nos pavimentos e faixas de domínio da rodovia.

6) Apesar da execução de obras para evitar a ruptura total da estrutura de contenção, alguns painéis se romperam na madrugada de sábado para domingo com o deslizamento do aterro contido.

7) O projeto de reconformação da estrutura de contenção apontava para prazo de execução em torno de 90 dias, desde que fosse possível estabilizar o movimento do terreno e, ainda assim, condicionado ao regime de chuvas nos próximos dias.

8) Embora a concessionária já tenha executado o projeto para a construção de um desvio ao tráfego, sua viabilidade ficou definitivamente descartada, a partir da ruptura total de alguns painéis da cortina, afetando todo o terreno subjacente, inclusive o do desvio projetado.

9) Conforme a evolução dos trabalhos há probabilidade de liberação do tráfego, em meia pista, antes da conclusão das obras de reconformação da estrutura de contenção.

10) Em qualquer hipótese, decisões técnicas para a execução das obras de reconformação da estrutura de contenção e liberação do tráfego, estão condicionadas à estabilidade do terreno, ao regime de chuvas e, muito especialmente, à possibilidade de conferir segurança aos operários e técnicos encarregados dos trabalhos e aos usuários da rodovia.

11) As providências adotadas estão sendo comunicadas à sociedade serrana, do Vale do Paranhana, aos usuários da rodovia, às autoridades responsáveis pela proteção dos interesses públicos e aos representantes dos interesses empresariais privados.

Porto Alegre, 22 de agosto de 2011.

Texto: Tafael Medeiros
Foto: Jeferson Couto
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

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