Governo do Estado e CIEE-RS comemoram quase 10 mil inscritos no Universitário do Amanhã
Aulão Especial lotou o Centro de Eventos do CIEE-RS, em Porto Alegre, e contou com programação especial nesta segunda (4)
Publicação:

Em comemoração à adesão de quase 10 mil estudantes da rede pública do Rio Grande do Sul ao programa Universitário do Amanhã, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e o CIEE-RS realizaram, nesta segunda-feira (4), o Aulão Especial - Universitário do Amanhã. O encontro, que se consolidou como um momento simbólico e inspirador na jornada de preparação para o Enem, lotou o Centro de Eventos do CIEE-RS, na Unidade Centro Histórico, em Porto Alegre, e contou com uma programação especial.
Durante a abertura, o vice-governador Gabriel Souza celebrou a adesão ao programa, especialmente em um momento em que o Rio Grande do Sul tem enfrentado a inversão da pirâmide etária — quando há redução no número de jovens e envelhecimento da população. Por isso, segundo ele, qualificar a juventude para garantir a entrada no mercado de trabalho é fundamental.
“Esse é um compromisso de todo o governo — e programas como o Universitário do Amanhã cumprem exatamente esse papel. Tenho certeza de que será decisivo para que milhares de jovens alcancem boas notas no Enem e realizem seus sonhos. Nosso objetivo é ajudar esses estudantes a conquistar uma formação profissional de qualidade, que permita uma vida melhor para suas famílias e contribua para o desenvolvimento da sociedade”, destacou o vice-governador.
Ampliação para 8.162 vagas
O sucesso da adesão ao projeto fez com que o CIEE-RS ampliasse a quantidade de bolsas. Inicialmente previsto para contemplar 5.162 mil estudantes, o projeto foi ampliado para 8.162 mil vagas. As 3 mil vagas adicionais foram custeadas pelo CIEE-RS. Todos os estudantes receberão acesso à plataforma de estudos, cujo conteúdo, em formato digital, poderá ser acessado até o final deste ano.

Ao reforçar que a implementação de políticas públicas voltadas à juventude é uma das prioridades do Estado, o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, reforçou a importância de iniciativas como essa. “Vivemos no Estado que mais envelhece no Brasil: hoje, dois em cada dez gaúchos têm mais de 60 anos. Por isso, não podemos abrir mão da força de trabalho, da criatividade e da capacidade de transformação dos nossos jovens. Cada jovem é protagonista da sua trajetória, mas também da construção do futuro do Rio Grande do Sul”, ressaltou.
Para o CEO do CIEE-RS, Lucas Baldisserotto, a formação dos jovens e as possibilidades proporcionadas pelo Universitário do Amanhã são essenciais para o futuro. “Essa é uma oportunidade para que os jovens se dediquem, conquistem uma vaga e deem um passo importante rumo à carreira profissional e ao ingresso no Ensino Superior, que abre muitas portas. Acreditamos no poder transformador da educação e do trabalho — e é nisso que o CIEE se concentra e investe diariamente”, afirmou.
Dois jovens que utilizam o Universitário do Amanhã na preparação para o Enem compartilharam as suas experiências. “Todo mundo que vai estudar acaba tendo receio de não estar fazendo isso da forma correta. Com a plataforma, é possível criar simulados personalizados que garantem o aprendizado”, disse o estudante Arthur Artioli. Já Glória Costa, que sonha em cursar Administração, destacou a importância de uma formação superior. “No momento em que acessamos o Ensino Superior, não transformamos somente a nossa vida, mas a das pessoas ao nosso redor”, afirmou.
O evento contou com um aulão especial de preparação para o Enem, conduzido pelos professores Isabella Martins Fernandes e Lucas Woltmann Figueiró. Os jovens ainda puderam assistir a uma apresentação especial do humorista Teteu Severo.
O programa
O Universitário do Amanhã é um curso online e gratuito de preparação para o Enem, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social do RS (SEDES), em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola do RS (CIEE-RS). Direcionado a estudantes da rede pública estadual, preferencialmente inscritos no CadÚnico, o programa oferece videoaulas, simulados, testes vocacionais, banco de questões e materiais impressos de apoio — com acesso garantido até a data da prova.
Edição: Secom