Governo do Estado e Comando Militar do Sul estreitam relações para operações conjuntas
Publicação:

Governo do Estado e Comando Militar do Sul (CMS) ficaram mais próximos a partir da visita do governador José Ivo Sartori ao general de Exército Antônio Hamilton Martins Mourão, nesta segunda-feira (15), na sede do CMS, no Centro de Porto Alegre. O comandante Militar do Sul apresentou as operações do Comando, envolvendo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, áreas de fronteira, e países como a Argentina, Uruguai, Paraguai e Haiti. Também ofereceu a oportunidade de iniciativas conjuntas com o governo do Estado.
Mourão ainda destacou ações do Exército em apoio ao Estado, principalmente em situações de emergência, junto à Defesa Civil e em obras rodoviárias. O governador agradeceu a aproximação do Comando e ressaltou a possibilidade de ser realizado trabalho conjunto também na segurança pública, com foco na área de inteligência.
"O Estado sempre teve o suporte do Exército em questões ligadas à saúde e educação, entre outras. E essa ampliação de diálogo pode envolver a Brigada Militar e a Polícia Civil para produzirmos mais eficiência e resultados à população”, disse Sartori.
Durante a apresentação das ações do CMS ao governador, o general informou que o Comando atua na Região Sul, que equivale 6,7% do território do Brasil e onde estão 18% da população, com a geração de 15% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. No Rio Grande do Sul, as aquisições do Exército em 2014 somam R$ 335 milhões.
O Estado tem 136 quilômetros de fronteira com o Paraguai, 980 quilômetros com o Uruguai e 1,220 mil quilômetros com a Argentina. O CMS atua para manter a defesa e soberania do país na Região Sul com uma força de 50 mil militares - um quarto do efetivo do Exército - e com 75% dos blindados sobre rodas.
Após o encontro, Sartori conheceu as dependências do QG e seguiu com Mourão para almoço oferecido pelo Exército. Participaram do encontro os secretários da Segurança Pública, Wantuir Jacini, da Saúde, João Gabbardo, da Educação, Vieira da Cunha, de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann, do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Miki Breier, de Minas e Energia, Lucas Redecker, da Modernização Administrativa e Recursos Humanos, Eduardo Olivera, e do Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella, além do chefe da Casa Militar, Everton Oltramari.
Texto: Heron Vidal/Palácio Piratini
Edição: Cristina Lac/CCom