Governo do Estado inaugura Parque de Transmissores da Fundação Piratini
Publicação:

O Governo do Estado inaugurou nesta quinta-feira (27) o novo Parque de Transmissores da Fundação Piratini, localizado no Morro da Polícia, em Porto Alegre. O ato também marcou o início oficial da transmissão da TVE em tecnologia digital e em alta definição, além da instalação dos novos transmissores da TV e FM Cultura. O governador Tarso Genro ressaltou a importância do investimento: “um Estado moderno não pode funcionar sem a comunicação pública adequada, e a capacidade de resistência dos funcionários da fundação até este momento é um exemplo aos servidores públicos do Estado e do Brasil”, afirmou. “Chegamos ao último bloqueio da recuperação das funções públicas do Estado”, completou.
Os investimentos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para a aquisição, unicamente, dos novos transmissores e obras estruturais no Morro da Polícia somaram R$ 2,5 milhões.
Para o presidente da Fundação Piratini, Pedro Luiz da Silveira Osório, a construção do novo Parque de Transmissores é “um símbolo de uma ação da sociedade civil organizada e do Estado agindo conjuntamente”. Osório ainda lembrou as dificuldades enfrentadas anteriormente pela TVE e FM Cultura e salientou o engajamento dos servidores, sindicatos, do Conselho Deliberativo da instituição e dos movimentos pela democratização da comunicação para que as emissoras públicas continuassem funcionando. Além disso, destacou que a TVE atua com as mesmas características técnicas da TV Cultura, de São Paulo, sendo essas as duas únicas emissoras públicas a operar em sinal digital e em alta definição no país.
Os novos equipamentos garantem que a TVE transmita para 4 milhões de gaúchos de 60 municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) e arredores o sinal digital e em alta definição (veja instruções de como sintonizar o sinal digital abaixo). A rádio FM Cultura também terá seu alcance ampliado para 4 milhões de ouvintes da RMPA, que agora têm a possibilidade de sintonizar a emissora pública pela frequência 107,7 MHz. A FM Cultura também pode ser ouvida por meio de outros dispositivos, como celulares, tablets, smartphones e pelo site www.fmcultura.com.br, de qualquer lugar onde haja conexão com a internet.
Durante a cerimônia, Pedro Osório mencionou ainda o empenho e trabalho solidário de três servidores que compõem a equipe técnica da Fundação Piratini: o diretor Técnico, Rafael Haag; o técnico de transmissor Dorenim Luís Perufo (funcionário da casa há 31 anos); e Rubem Julio Kehl, servidor já aposentado que fez questão de estar presente ao evento. Para Kehl, que atuou na Fundação Piratini também por 31 anos, como chefe de Manutenção, o Parque de Transmissores é a realização de um projeto de vida. “O que está acontecendo hoje é resultado da prioridade governamental, de extrema importância.”
Também estiveram presentes ao ato, o secretário estadual de Comunicação, João Ferrer, e o ex-governador do Estado Olívio Dutra, que havia iniciado em sua gestão o processo de ampliação e qualificação técnica da TVE e FM Cultura.
Reestruturação
A partir de 2011, a TVE e a FM Cultura passaram por um intenso processo de reestruturação técnica, de pessoal e administrativa. Antes disso, não havia qualquer projeto de modernização em nenhuma área da Fundação Cultural Piratini. A atual administração, em quatro anos, somará investimentos de mais de R$ 12 milhões para a modernização da TVE e FM Cultura. Ao final deste ano, essa revitalização estará consolidada com a realização do concurso público, em maio, e a contratação de 98 novos funcionários.
A recuperação do Parque de Transmissores das emissoras públicas faz parte dos Projetos Estratégicos do Governo do Estado, o que demonstra o apoio da atual gestão à radiodifusão pública. Esses novos equipamentos não apenas ampliam a qualidade de transmissão de áudio e vídeo, como também incrementam seu alcance. A próxima etapa será a digitalização da rede de retransmissoras da TVE no interior.
Como sintonizar a TVE digital
Para sintonizar o sinal digital aberto da emissora pública do Estado, é necessário que o telespectador selecione o menu de TV digital (os que não têm reconhecimento automático) e realizem uma nova busca.
O canal da TVE no sistema digital é o 30, porém, os aparelhos interpretarão a informação mostrando o canal 7.1. Para os televisores que não possuem uma antena acoplada, é necessária a instalação de uma antena. Confira instruções abaixo:
Em Porto Alegre, deve-se utilizar antena interna. Fora de Porto Alegre, deve ser usada antena externa. Para captar o sinal digital da TVE, pode-se utilizar uma antena tipo LOG periódica, direcional, tendo que ter sua parte frontal (mais fina) apontada para a origem do sinal (Morro da Polícia, no caso de Porto Alegre).
Em situações onde o local de recepção seja próximo ao local de origem do sinal, pode ser utilizada a antena interna. Havendo dificuldade para captação do sinal, é recomendável posicionar a antena em locais como sacadas ou áreas de serviço (protegidos).
Considera-se como próximo ao local de geração a cidade de Porto Alegre e os municípios da Região Metropolitana, de onde se possa avistar o Morro da Polícia com facilidade.
Outra forma de captar o sinal da TVE Digital é por meio do ONE-SEG, serviço destinado aos aparelhos móveis: celular, GPS, tablets, entre outros. Usando a Net, a TVE pode ser sintonizada pelo canal 7.
Texto: Anahy Metz
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305