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Governo do Estado lança curso para apoiar municípios na criação de políticas públicas para a primeira infância

Iniciativa oferece ferramentas práticas e metodológicas para qualificar gestores, técnicos e conselheiros municipais

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A imagem é uma ilustração colorida que mostra várias caixas abertas, cada uma contendo elementos relacionados à infância, como brinquedos e crianças brincando. Ao fundo, há árvores em tons de verde, rosa e laranja. No lado direito da imagem, sobre um fundo roxo, está o texto:
"Equidade e integralidade na Primeira Infância
o papel indutor dos Planos Municipais pela Primeira Infância"
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A partir desta quarta-feira (1º/10), o Governo do Rio Grande do Sul, por meio do Comitê Estadual Intersetorial pela Primeira Infância (Ceipi), passa a oferecer aos gestores municipais o curso “Equidade e Integralidade na Primeira Infância: o papel indutor dos Planos Municipais pela Primeira Infância (PMPIs)”. O objetivo é qualificar gestores, técnicos e conselheiros municipais de todo o Estado, oferecendo ferramentas práticas e metodológicas para apoiar a elaboração, a implementação e o monitoramento das políticas públicas para a primeira infância.  

O vice-governador e coordenador do Ceipi, Gabriel Souza, explica que o curso é uma das iniciativas que buscam fortalecer, em âmbito municipal, as ações integradas de cuidado e proteção para a primeira infância, que já estão consolidadas no mapa estratégico do Executivo estadual. “Com esse curso, oferecemos o suporte necessário para que, assim como o governo do Estado, os municípios também se comprometam com o futuro das novas gerações, criando planos municipais alinhados ao plano estadual, garantindo políticas públicas para que todas as crianças do Rio Grande do Sul tenham acesso a condições que favoreçam um desenvolvimento integral e saudável”, comenta Gabriel. 

A formação, entretanto, não se restringe apenas aos municípios gaúchos. Gestores, técnicos e conselheiros de municípios de outros estados brasileiros que desejem obter subsídios para elaborar seus próprios planos pela primeira infância também podem acessá-lo.

A representante da Fundação Van Leer no Brasil, Cláudia Vidigal, que forneceu apoio para a elaboração do curso, diz que, apesar de já existirem cursos voltados para a construção de PMPIs no Brasil, a iniciativa do governo gaúcho traz aspectos inovadores. “Faltava no Brasil um curso que tivesse como eixo central a equidade, o enfrentamento às desigualdades, um olhar atento para públicos mais vulnerabilizados, reconhecendo suas potências, suas belezas e suas necessidades específicas. Com esse curso, o Rio Grande do Sul demonstra, mais uma vez, que está na vanguarda das políticas para a primeira infância”, destaca Cláudia.

Iniciativa do governo do Estado, com apoio da Fundação Van Leer, o curso é realizado pelo Ceipi, em parceria com o Espaço Àra e a Zelo Consultoria, e conta com apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) e do Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP). As inscrições para realizar o curso estão disponíveis na Escola de Governo do Estado do RS, coordenada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). 

O Plano Estadual pela Primeira Infância (Pepi)

O curso foi inspirado na experiência de construção do Pepi, elaborado pelo Ceipi e coordenado pelo Gabinete do Vice-Governador, com base nos princípios da Constituição Federal de 1988, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Marco Legal da Primeira Infância, que reconhecem a importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento humano e para a formação de uma sociedade mais equitativa. 

O Pepi se fundamenta nos princípios de integralidade, de intersetorialidade, de equidade e de participação social, reunindo diretrizes, metas e ações integradas que orientarão as políticas públicas para crianças de zero a seis anos ao longo do próximo decênio (2025‑2035). O Projeto de Lei 230/2025, referente ao plano, está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado. 

Organização do curso

A formação apoia os gestores locais na estruturação de diagnósticos, definição de estratégias, criação de agendas propositivas, planejamento orçamentário e implementação de políticas públicas que garantam os direitos das crianças de zero a seis anos. Está dividida em cinco módulos sequenciais. Cada um aborda uma etapa essencial no processo de elaboração de um PMPI: 

  • Fortalecendo a pauta da primeira infância no município: introduz conceitos fundamentais, apresenta os marcos legais e destaca a importância de incluir a primeira infância no planejamento e no orçamento municipal. 
  • Conhecendo as diferentes infâncias presentes no território: aborda a diversidade das infâncias, as desigualdades sociais e territoriais, bem como apresenta metodologias participativas, como escutas infantis e audiências públicas. 
  • Criando uma agenda propositiva para o PMPI: orienta a formulação de objetivos, metas e estratégias de curto, médio e longo prazo, apoiada em diagnósticos locais e metodologias como a Teoria da Mudança e a Árvore de Problemas. 
  • Planejando as ações e o orçamento para a primeira infância: trabalha a elaboração do plano de ações e do orçamento da primeira infância, integrando prioridades municipais e fortalecendo a governança intersetorial.  
  • Implementando e monitorando o PMPI: apresenta caminhos para a consolidação, a aprovação legislativa, a governança e o monitoramento contínuo, garantindo a sustentabilidade e a revisão periódica do plano.

Os módulos combinam videoaulas, entrevistas com especialistas, estudos de caso, textos e ferramentas práticas, proporcionando uma formação completa e adaptável às realidades locais. 

Texto: Aline Duvoisin/Ascom GVG
Edição: Secom

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