Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo do Estado lança ferramenta de monitoramento de obras no RS

Publicação:

Uma combinação de transparência, participação e dados abertos caracteriza a ferramenta De Olho nas Obras, lançada nessa quinta-feira (13), no Palácio Piratini, em evento que também marcou o aniversário de dois anos do Gabinete Digital. A interface permite o monitoramento colaborativo, pela internet, das obras do Governo do Estado.

Na prática, é a possibilidade de os cidadãos gaúchos fiscalizarem o andamento das obras e terem acesso às mesmas informações geridas pelo sistema interno de acompanhamento. A ferramenta pode ser acessada AQUI ou por meio de QR-Codes colocados próximo às obras monitoradas.

Trata-se de uma obsessão pela transparência, pela participação da cidadania e por nos submetermos ao crivo da sociedade, afirmou o governador Tarso Genro. Para ele, é uma forma de abrir o Estado e aproximá-lo do cidadão, de forma a fortalecer o caráter público e democrático.

O coordenador do Gabinete Digital e secretário-geral de Governo, Vinícius Wu, apresentou ao público, presencial e online, a ferramenta e sua concepção. A criação de De Olho nas Obras, afirmou, marca uma nova fase na política de participação levada a cabo pelo Gabinete Digital.

Ao contrário de outras iniciativas de acesso à informação, geralmente complicadas e pouco interativas, esta é simples, direta e objetiva, facilitando a interação e otenção dos dados procurados. Não existe paralelo no Brasil e dificilmente encontraremos algo parecido no mundo, garantiu.

Interatividade
Além de seguir a obra e receber por e-mail ou rede social as atualizações sobre seu andamento, o cidadão pode enviar fotos, vídeos ou comentários, que alimentarão a linha do tempo da página e poderão ser incorporadas na sistemática interna de monitoramento. Mensalmente, a obra que receber mais interações será comentada pelo governador. Secretários e agentes ligados ao projeto também oferecerão respostas diretamente na ferramenta. Inicialmente, sete obras estão disponíveis para monitoramento cidadão, mas o número será ampliado gradativamente.

O jornalista espanhol e um dos articuladores do movimento 15M, Bernardo Gutierrez, disse que o Gabinete Digital é uma inspiração para o mundo, pois representa a reformulação do papel do Estado. Esta primeira fase foi um grande avanço na vanguarda das políticas públicas digitais, completou o presidente do Instituto Brasileiro de Políticas Digitais Mutirão, Uirá Porã.

Para o produtor cultural Cláudio Prado, que atuou na implantação dos Pontos de Cultura no Governo Federal, o sucesso do Gabinete Digital relaciona-se com a tradição de participação do Rio Grande do Sul. Ele completou que cidadão conectado possibilita ao governo saber o que está acontecendo a todo momento e agir de acordo, assim como, por outro lado, garantir o acesso às informações institucionais de forma instantânea.

Participaram também da cerimônia o jornalista e pesquisador Rafael Sampaio e os titulares das secretarias responsáveis pelas obras disponibilizadas para monitoramento.

Lista de obras monitoradas
- Duplicação da ERS-118
- Sala Sinfônica da Ospa
- Hospital Regional de Santa Maria
- Subestação da CEEE no bairro Menino Deus, em Porto Alegre
- Parque Científico e Tecnológico do Planalto Médio, em Passo Fundo
- Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tramandaí
- Esgotamento Sanitário em Esteio/Sapucaia

Texto: Cristina Rodrigues
Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul