Governo do Estado lança marca e conceito que traduzem visão inovadora

Marca governo Novas Façanhas
"Novas façanhas" remete ao hino, como reconhecimento aos feitos do passado, mas também aponta para o futuro - Foto: Reprodução

Inspirados pela história e desafiados pelo futuro. Essa é a visão traduzida na nova marca lançada pelo Governo do Estado. A marca é minimalista, utiliza apenas a contração RS para denominar o Estado, junto de um ponto que remete a uma linguagem contemporânea, simples e sintonizada com o mundo cada vez mais digital.

A frase extensa 'governo do estado do Rio Grande do Sul' é substituída apenas pela expressão gov.RS, que é, ao mesmo tempo, o único ícone visual a ser utilizado. Na marca matriz serão usadas as cores da bandeira do Estado, enquanto nos desdobramentos ela se comporta como um elemento que apresentará os diferenciais competitivos do RS.

O conceito que acompanha a marca é “novas façanhas”, remetendo ao hino gaúcho, como reconhecimento aos feitos do passado, mas também apontando para o futuro, ao propor que o Rio Grande construa as façanhas do nosso tempo, para servir de modelo aos gaúchos de hoje e de amanhã.

Ao assinar com RS em destaque, e a palavra ‘governo’ menor e reduzida, aliado a um conceito que remete à história de lutas e realizações, a nova marca coloca o protagonismo no estado e no seu povo. “Uma marca simples que coloca o Estado maior do que o governo, e que convoca todos os gaúchos para construirmos juntos as próximas façanhas do Rio Grande”, destaca Tânia Moreira, secretária de Comunicação.

A marca e o conceito foram criados pelos publicitários gaúchos Carlos Tevo Farneda, Fábio Bernardi e Gabriel Correa, que cederam a criação sem custo ao Estado. Nos próximos dias, o governo inicia um trabalho gradativo de adaptação de materiais ao novo modelo, apresentando também novas aplicações para diferentes setores da economia e também para os diversos programas do governo.

Texto e edição: Secom