Governo do Estado participa de encontro fronteiriço na Argentina
Publicação:

O Governo do Estado participou da VIII Jornada do Comitê de Integração Fronteiriça Uruguaiana - Paso de Los Libres, nessa quinta-feira (26), na cidade argentina. O evento tem a proposta de promover o desenvolvimento conjunto e a integração na região da fronteira do Brasil com o país vizinho.
A reunião abordou os eixos por meio de comissões temáticas: facilitação fronteiriça; infraestrutura; comércio e turismo; e cultura, educação e saúde. Os resultados desta etapa serão apresentados em plenária da Comissão de Cooperação e Desenvolvimento Fronteiriço Brasil-Argentina (Codefro), no mês de outubro, em Buenos Aires.
Para o secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta, o Rio Grande do Sul tem muito interesse em colaborar para que as barreiras burocráticas sejam vencidas. Vivemos um tempo de debate internacional sobre o novo conceito de território. A serenidade nas políticas públicas deve chegar à fronteira com uma atitude de irmandade e valorização entre nossos povos, afirmou.
O assessor de relações internacionais, Espártaco Dutra, destacou a importância da participação do Estado nas políticas públicas de integração. Esse comitê particularmente trata de uma questão relevante para o RS, que é o corredor bioceânico, cujas obras estão em curso em diversas províncias argentinas, no Chile, e na BR-290. Em longo prazo, a aproximação e a eliminação das fronteiras trará grandes benefícios para os cidadãos, governos e iniciativa privada, em termos de infraestrutura, logística e novas oportunidades, disse.
Também participaram da jornada, a vice-prefeita de Uruguaiana, Neraí Santos Kaufmann, o prefeito de Paso de Los Libres, Alejandro Bisky, o cônsul do Brasil em Paso de Los Libres, Lucas Brandão, a ministra conselheira da embaixada brasileira em Buenos Aires, Gisela Maria Figueiredo Padovan, o cônsul da Argentina em Uruguaiana, Alejandro Masuco, o primeiro secretário para assuntos fronteiriços da chancelaria argentina, Eduardo Bustamante, e o subsecretario de Empreendimentos e Infraestrutura Regional da província de Corrientes, César Bentos.
Texto: Letícia Kiraly
Foto: Acri
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305