Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo do Estado promove Conferência do Bioma Pampa e 12ª Reunião do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas 

Evento ocorre na quinta-feira (9), na sede da Fiergs, em Porto Alegre

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Meio Ambiente Infraestrutura ao centro, logo abaixo de um ícone formado por uma imagem do globo terrestre envolvido por um galho de planta com duas folhas em uma das ponta e na parte superior do globo. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), promove na próxima quinta-feira (9/10), em Porto Alegre, a Conferência do Bioma Pampa e o 12° Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas (FGMC). O encontro, organizado pela Assessoria do Clima da Sema, ocorrerá na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), seguindo o formato itinerante do Fórum, que busca contemplar diferentes regiões do Estado e fortalecer parcerias entre governo, setor privado, academia e sociedade civil.

A 12ª edição do FGMC ocorre em um contexto especial: a preparação do Rio Grande do Sul para a 30ª Conferência do Clima da ONU (COP30), que será realizada em novembro, em Belém, no Pará. Nesse cenário, além da reunião ordinária do Fórum, será realizada a Conferência do Bioma Pampa, dedicada à elaboração da Carta do Bioma Pampa, documento que será apresentado durante a COP30.  A iniciativa integra uma mobilização nacional dos Estados brasileiros para levar à conferência contribuições estratégicas de cada bioma.

Criado pelo governo do Estado, por meio da Assessoria do Clima da Sema, o Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas é um espaço participativo e representativo que busca discutir e propor ações voltadas à mitigação, adaptação e enfrentamento das mudanças climáticas globais.

Programação

Pela manhã, será realizada a 12ª Reunião Ordinária do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas (FGMC), com a presença de autoridades e especialistas. O encontro terá como foco as perspectivas do Rio Grande do Sul e o papel do Brasil nas negociações climáticas internacionais. O primeiro painel, Perspectivas do RS e a COP30 para o Brasil, contará com a participação da titular da Sema, Marjorie Kauffmann, e de demais autoridades. Durante a reunião, também serão apresentadas iniciativas locais de adaptação, como o programa Adapta Cidades no RS e projetos desenvolvidos no Vale do Taquari. Encerrando a programação da manhã, será realizado o segundo painel, Curadoria de propostas Pré-COP30, conduzido pela Câmara Técnica COP30 do FGMC.

À tarde, será realizada a Conferência do Bioma Pampa, em parceria com o Governadores pelo Clima. O espaço será dedicado a aprofundar o conhecimento do tema e à elaboração da Carta do Bioma. O documento consolidará propostas e compromissos para fortalecer a governança climática subnacional e reafirmar o papel do Rio Grande do Sul como protagonista na agenda ambiental, de forma sustentável, justa e resiliente. As inscrições são gratuitas.

A programação da manhã será transmitida ao vivo pelo canal da Sema no YouTube.

Sobre o FGMC

Em 2022, foi criado o Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas (FGMC), espaço de diálogo e participação social que já está na sua 12ª edição, promovendo propostas concretas de mitigação e adaptação. Esta edição é estratégica para o Rio Grande do Sul, única unidade da federação abrangida pelo Bioma Pampa, como oportunidade de reafirmar o protagonismo gaúcho no contexto das agendas relacionadas às mudanças climáticas em nível nacional e internacional, enfatizando o destaque da participação do Estado na COP30. 

Texto: Tamires Tuliszewski/Ascom Sema
Edição: Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul