Governo do Estado realiza missão técnica a Cuba
Publicação:
Como desdobramento do processo de cooperação permanente com Cuba, representantes do Governo do Estado realizam, de 23 a 29 de março, missão técnica ao país caribenho. A viagem representa a quarta e última etapa do projeto bilateral no setor agrícola, iniciado em março de 2013, e também irá consolidar parcerias na área da comunicação.
A comitiva é integrada pela Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais (Acri), Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga), Fundação Cultural Piratini, Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e Associação Rio-Grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
Entre as atividades, estão previstos encontros com autoridades do Ministério do Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Ministério da Agricultura, Instituto Cubano de Rádio e Televisão (ICRT), e Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de Los Baños (EICTV). Além disso, a delegação gaúcha irá se reunir com o novo embaixador do Brasil em Cuba, Cesário Melantonio Neto.
De acordo com a assessora de relações internacionais e coordenadora da cooperação RS-Cuba, Norma Espíndola, o projeto atingiu o objetivo de impulsionar o vínculo entre as instituições técnicas. “Agora as entidades gaúchas e cubanas estão em condições de dar continuidade a essa cooperação com autonomia, com o suporte de nosso conhecimento, planejamento e execução interinstitucional”, destacou.
Para a assessora de relações institucionais da Fepagro, Andréia Nunes Sá Brito, o trabalho é um marco da cooperação descentralizada. “A missão irá selar esta experiência ímpar de cooperação, da qual puderam ser extraídas diversas percepções que ficarão registradas. As propostas para compartilhamento de tecnologias, entre elas nas temáticas de arroz, leite e agroindústria, serão consolidadas junto aos interlocutores do RS e de Cuba com um intercâmbio de habilidades e competências”, explicou.
A Fundação Cultural Piratini, representada pela diretora geral da TVE, Marta Kroth, dará continuidade ao diálogo iniciado durante a missão governamental de novembro de 2012. Serão assinados quatro protocolos de entendimento com instituições cubanas de comunicação, com a finalidade de estabelecer uma cooperação constante entre Rio Grande do Sul e Cuba.
Histórico
Na primeira etapa do projeto de cooperação agrícola RS-Cuba, uma comitiva com dez técnicos cubanos especialistas em agronomia ficou no Rio Grande do Sul por 53 dias para a troca de conhecimento nas práticas e estudos da produção de arroz, leite, processos agroindustriais, sistemas agroflorestais e cadeia solidária de frutas nativas.
Nos dois meses seguintes, a segunda fase foi constituída da aplicação da experiência, com análise local para adaptação das tecnologias estudadas. Em setembro de 2013, uma missão gaúcha à ilha caribenha sinalizou a terceira etapa, que culminou na assinatura de acordo para o intercâmbio técnico na produção e pós-colheita de arroz entre o Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga) e o Instituto de Grãos de Cuba. A quarta e última fase prevê a sistematização dos resultados, e a confirmação do trabalho de fortalecimento da rede de relações que foi gerada.
Texto: Letícia Kiraly
Edição: Redação Secom