Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Modernização do Estado busca facilitar acesso dos cidadãos aos serviços

Publicação:

Secretário do Planejamento, Governança e Gestão, Josué Barbosa, foi o entrevistado do Governo em Rede
Secretário do Planejamento, Governança e Gestão, Josué Barbosa, foi o entrevistado do Governo em Rede - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

A modernização da estrutura do Estado e facilitar o acesso dos cidadãos gaúchos aos serviços públicos foram tema do programa Governo em Rede, transmitido nesta quarta-feira (25) pela Rádio Piratini. "O mundo está indo pro digital. No setor público, os recursos são mais escassos, mas por aqui estamos em um patamar muito mais evoluído do que em outros estados. Toda essa disponibilidade faz com que se reduza o custo e o tempo, e facilite o cotidiano do cidadão, servidor e empreendedor", afirmou o entrevistado da edição, o secretário do Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Josué Barbosa.

Conforme o secretário, o esforço da gestão desde 2015 teve o objetivo de enxugar a estrutura do Executivo para centralizar todos os recursos nas áreas essenciais (Saúde, Segurança, Educação, Infraestrutura e programas sociais). "Os projetos de modernização do Estado foram voltados a reduzir os custos e aumentar os resultados para o cidadão", disse.

Acordo de Resultados

Barbosa falou também sobre o Acordo de Resultados, uma ferramenta que tem coordenação da SPGG, e participação de todos os órgãos estaduais e empresas vinculadas.

"Inicialmente, (o Acordo de Resultados) era apenas para o governador acompanhar o desempenho das secretarias, e ele nos deu a missão de assinar o mesmo acordo com todas as empresas vinculadas, o que deu a unicidade em decisões estratégicas. Os indicadores são todas as rotinas que cada órgão precisa entregar através do Sistema de Monitoramento Estratégico, onde são desdobradas as ações e pode ser acompanhado o processo. Nós sempre defendemos que essa ferramenta é um projeto de Estado, onde cada servidor tem seu papel no processo. Gestão é permanente, não é um governo", explicou.

No sistema interno, estão mais de 300 indicadores que são analisados em reuniões realizadas a cada dois meses, divididas em quatro eixos (Gestão, Econômico, Infraestrutura e Social). São três mil servidores públicos cadastrados para utilizarem a ferramenta mensalmente.

Facilita RS

Lançado no início de abril, a política pública Facilita RS foi criada para facilitar a acessibilidade dos cidadãos aos serviços públicos estaduais. No aplicativo para dispositivos móveis, são reunidas todas as ferramentas já criadas pelos órgãos.

"O cidadão sempre comenta que o Estado é muito hábil em cobrar impostos, taxas e tarifas, mas que quando é pra entregar serviços é um pouco mais lento. Essa política busca facilitar a vida do cidadão no acesso aos serviços e tem como objetivo principal evitar filas", esclareceu Barbosa.

O programa, apresentado pela jornalista Andrea Martins, tratou ainda da produção e lançamento do livro Genealogia dos Municípios, os projetos de infraestrutura estadual de dados espaciais e o Futuro RS. O Governo em Rede é transmitido todas as quartas-feiras no site do Governo RS.

Texto: Letícia Bonato
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul