Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo entrega novo albergue junto ao Instituto Penal de Viamão

Publicação:

A governadora Yeda Crusius, acompanhada da secretária Geral de Governo, Ana Pellini(E) e do prefeito de Viamão, Alex Boscaini(D), durante visita às instalações do albergue junto ao Instituto Penal de Viamão.
Yeda Crusius entrega o albergue do Instituto Penal de Viamão - Foto: Silvio Alves / Palácio Piratini

Em Viamão, nesta segunda-feira (19), a governadora Yeda Crusius inaugurou a nova unidade que agrega as instalações do Instituto Penal de Viamão. A iniciativa complementa a entrega à sociedade dos três albergues emergenciais, nessa etapa da proposta do governo de zerar o déficit nas penitenciárias gaúchas. São 450 novas vagas, 150 em cada casa, funcionando dentro do conceito do Novo Paradigma da Segurança Pública, desenvolvido pelo Governo do Estado.

Compromisso assumido é compromisso cumprido. Em três meses, estamos oferecendo ao sistema 1.050 novas vagas, com padrão de exigência física e humana. Saímos do discurso para o concreto e, se estamos conseguindo isso, é porque existe decisão política e envolvimento afirmou Yeda. Ela enfatizou os princípios da dignidade, disciplina, hierarquia, trabalho e estudo que norteiam o novo paradigma estabelecido por seu governo para lidar com a população carcerária. Queremos construir a ressocialização do apenado com responsabilidade, dentro de um processo que exige do governo uma ação integrada, conjunta, com o esforço de todos.

O Novo Paradigma envolve diversas iniciativas para a criação de trabalho interno, além das já existentes. O Governo amplia, ainda, as possibilidades de educação no sistema prisional, com cursos de capacitações para jardinagem e agricultura, além de grafitagem e de artesanato em geral. Em Recursos Humanos o Governo nomeou recentemente 340 agentes em duas turmas. Eles farão estágio in loco, nas unidades do semiaberto, sob orientação da Brigada Militar.

As casas prisionais inauguradas nesta segunda-feira (19) foram construídas em dois meses, somando investimento de R$ 1,8 milhão. Nos próximos 30 dias, o Governo do Estado deverá concluir os demais cinco albergues emergenciais do total de oito, previstos para zerar o déficit de vagas para o regime semiaberto, totalizando 1,2 mil vagas e investimentos da ordem de R$ 5 milhões.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul