Governo esclarece dúvidas sobre edital do Professor do Amanhã em live
Instituições comunitárias de Ensino Superior têm até o dia 18 para concorrer às 500 bolsas de estudo
Publicação:
O governo do Estado promoveu, por meio da Secretaria de Inovação Ciência e Tecnologia (Sict), uma live no YouTube para esclarecer dúvidas sobre o edital 06/2025, do Programa Programa Professor do Amanhã. Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Ices) de todo o Rio Grande do Sul que atendam aos requisitos do edital podem enviar propostas para concorrer a até 500 bolsas de estudos em cursos de licenciatura. As inscrições se encerram em 18 de dezembro.
O diretor de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia da Sict, Guilherme Camboim, lembrou que cada instituição poderá solicitar até 100 bolsas de estudos no total – contemplando Letras, Matemática, Geografia, História e Biologia. “Os cursos devem priorizar o desenvolvimento de competências cognitivas, intrapessoais e interpessoais, preparando os futuros professores para atender às demandas do século 21 em sala de aula”, destacou Camboim.
Após o encerramento das inscrições, as propostas serão avaliadas; a divulgação do resultado final está prevista para 1º de fevereiro de 2026. Segundo Camboim, a partir dessa data, as Ices realizarão seus processos internos para definirem os acadêmicos contemplados com as bolsas, que terão vigência a partir do primeiro semestre do próximo ano.
Sobre o programa
Lançado em 2023 pelo governo Leite, o Professor do Amanhã oferece bolsas para cursos de licenciatura em áreas estratégicas da educação básica no Rio Grande do Sul. A iniciativa oferece bolsas de R$ 800 mensais durante quatro anos, além de outros R$ 800 mensais para o pagamento da mensalidade e taxas acadêmicas.
Após a conclusão, os bolsistas devem atuar como docentes na Rede Estadual. O governo já lançou dois editais anteriormente, totalizando 2 mil bolsas com as três edições.
Antes do Professor do Amanhã, não havia um programa estadual focado em bolsas de estudos para incentivar a formação docente. Agora, a educação básica do Rio Grande do Sul será fortalecida com novos professores.
Na educação, área tratada como prioridade pelo governador Eduardo Leite, o compromisso do governo é garantir o futuro do estudante, do professor e da sociedade.
Texto: Fábio Ritter/Ascom Sict
Edição: Secom