Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo estabelece diretrizes do Plano Estratégico da Gestão Estadual 2023-2026

Publicação:

Em um salão com várias mesas ocupadas uma plateia de pessoas, o governador Eduardo Leite aparece ao fundo, em pé, de camiseta verdade, falando ao microfone ao lado de um telão.
No encontro em Canela, governador conduziu as discussões sobre o planejamento estratégico dos quatros anos do segundo mandato - Foto: Gustavo Mansur / Secom

O governador Eduardo Leite, o vice-governador Gabriel Souza, os secretários de Estado e seus adjuntos estabeleceram, neste sábado (18/3), as diretrizes do Plano de Gestão Estratégica 2023-2026 do Rio Grande do Sul. O trabalho é resultado de dois dias de atividades realizadas no Workshop de Lideranças do Governo, que iniciou na tarde de sexta-feira (17/3), em Canela.

"O encontro promoveu o alinhamento do planejamento estratégico e da cultura organizacional, definindo os direcionamentos para garantir o novo ciclo de governo, com mais resultados, mais velocidade e melhor direção para atender a sociedade gaúcha", definiu Leite.

O vice-governador aparece em pé, de camisa azul, gesticulando ao lado de um painel colocado sobre um cavalete. De um lado, o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, e do outro, o secretário Mateus Wesp. Em frente a eles, uma mulher negra, de blusa amarela, observa o debate.
Vice-governador (c) e secretários de Estado participaram das dinâmicas de definição das prioridades estratégicas da gestão - Foto: Gustavo Mansur / Secom

O encontro foi organizado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) para fortalecer o alinhamento estratégico dos representantes da alta gestão do Executivo estadual. De acordo com a secretária da SPGG, Danielle Calazans, as atividades possibilitaram a construção conjunta da estratégia que orientará a ação da gestão nos próximos quatro anos.

"Foi um momento importante para trabalhar as questões da cultura organizacional, fortalecendo a noção de pertencimento e de integração, e também o compromisso com o planejamento da administração que vai se desdobrar no Plano Plurianual (PPA) e na Lei Orçamentária Anual (LOA)", destacou a secretária.

Conforme Calazans, o Estado tem uma política de gestão de pessoas publicada em 2022 e o objetivo é efetivamente implementá-la para todos os servidores do governo, alinhada às políticas de desenvolvimento do RS.

Prioridades do Governo

  • Na Educação: desenvolvimento do nosso capital humano, para reduzir desigualdades e preparar a nossa força de trabalho para a nova economia.
  • Na Saúde: alavancar a nossa infraestrutura e capital humano para tornar o estado uma referência em um setor que será muito demandado na área pública, ao mesmo tempo que criará muitos empregos de alta qualidade no setor privado.

  • Na Inovação: avançar para uma economia de maior valor agregado e de alta produtividade, em um mundo que se descarboniza e onde a mão de obra é cada vez mais escassa.

  • No combate à pobreza: foco na pobreza infantil, imperativo moral, além de auxiliar toda criança a ter as condições de se desenvolver plenamente.

  • Na Irrigação: decisiva para a produtividade do agro seguir crescendo, ante a desafios climáticos.

Sobre um painel com uma tabela, uma mão feminina, com unhas pintadas de azul, cola um post it amarelo com texto escrito na cor vermelho, durante uma das dinâmicas de produção de conhecimento do Workshop de de Lideranças do Governo.
Workshop de de Lideranças do Governo teve um série de dinâmicas para produção de conhecimento nos dois dias do evento - Foto: Gustavo Mansur / Secom

Painéis

Além de questões sobre Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional, ao longo dos dois dias de evento foram realizados painéis sobre o panorama global do país e do Rio Grande do Sul, além de abordagens sobre questões de comércio exterior, geopolítica e transição energética, e o papel dos Estados nestes contextos.

Texto: Adriana Ferrás/SPGG
Edição: Carlos Ismael Moreira/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul