Governo flexibiliza prazos e normas para projetos culturais durante estado de calamidade

Card em fundo cinza, no qual está escrito Cultura ao centro, logo abaixo de um ícone formado por desenhos representativos da pintura, do teatro, do cinema e da literatura. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

Foi publicada, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (10/5), uma resolução da Secretaria da Cultura (Sedac) com medidas de flexibilização do fomento à cultura a serem adotadas no contexto de calamidade pública do Rio Grande do Sul. Realizada como parte das providências do governo do Estado para o enfrentamento aos efeitos da enchente histórica, a medida ajusta prazos e formas de execução de projetos culturais financiados, garantindo a continuidade dos repasses previstos o mais breve possível.

A resolução possibilita a adequação das atividades programadas, bem como assegura a continuidade dos processos de seleção e contratação em andamento. A Sedac também reforça seu compromisso com o prosseguimento da seleção dos 683 projetos culturais inscritos no mais recente edital da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), a partir da composição da comissão de seleção que realizará a avaliação dos projetos.

“Estamos trabalhando intensamente e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para apoiar os municípios e os trabalhadores da cultura afetados por mais esta tragédia. O momento é de resiliência, união e apoio mútuo, e não poderíamos deixar de fazer nossa parte”, ressalta a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.

Em relação aos editais da Lei Paulo Gustavo (LPG), a Sedac dará sequência às fases de habilitação, contratação, análise de planos de trabalho e liberação dos recursos para os 328 projetos culturais selecionados nos nove editais lançados. A fase de aceleração, prevista para os projetos de cinco editais, passa a ser facultativa para quem tiver disponibilidade.

Além disso, toda a entrega de documentação necessária, assinatura de termo de compromisso, abertura de conta bancária e apresentação de plano de trabalho terão o prazo flexibilizado para os proponentes que não estiverem em condições de dar sequência neste momento, mantendo os recursos assegurados aos projetos selecionados nos termos do edital. O repasse dos recursos já iniciou em abril e deve prosseguir na medida em que avançarem as etapas.

Com relação aos projetos financiados em execução, ficam flexibilizados os prazos de realização, captação de recursos e prestação de contas, bem como ampliadas as possibilidades de readequação das formas de realização dos projetos, considerando condições dos proponentes, equipes, espaços culturais e comunidades envolvidas.

Devido à indisponibilidade dos servidores do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), desligados em razão das enchentes, o acesso ao sistema eletrônico do Pró-Cultura RS está temporariamente inativo.

Também nesta sexta-feira (10/5), Beatriz, a secretária-adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad, e diretores da Sedac reuniram-se com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o secretário-adjunto do Ministério da Cultura, Márcio Tavares. No encontro, foram alinhadas ações e estratégias para o setor cultural, impactado com as enchentes que afetam o Estado.

Fomento para reconstrução

Diante do contexto de calamidade pública, a Sedac já trabalha com a previsão de disponibilizar, em momento oportuno, linhas de fomento visando à reparação e à reconstrução do setor cultural do Estado. Na quinta-feira (9/5), um grupo de trabalho foi instituído junto ao Conselho Estadual de Cultura e deve ser ampliado nas próximas semanas, a partir de outras instâncias e entidades, visando ao mapeamento dos impactos e ao levantamento de alternativas.

Para essas ações, a Sedac conta com recursos do Pró-Cultura RS, Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e Fundo de Apoio à Cultura (FAC), inclusive a partir do saldo e dos rendimentos dos recursos da Lei Paulo Gustavo (valor superior a R$ 5 milhões) e da verba da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

No âmbito do grupo de trabalho, foram definidos quatro eixos de atuação:

• ações de solidariedade - colaboração com as iniciativas mais urgentes de apoio aos afetados;
  • pesquisas e mapeamentos - realização de verificações para compreender o impacto do desastre meteorológico nas pessoas e nos espaços relacionados à cultura;
  • atuação tripartite para apoio aos municípios - trabalho integrado entre governos do Estado e federal para auxiliar os municípios em relação aos recursos e à execução de projetos culturais;
  • fomento estadual para reparação e reconstrução do setor cultural - elaboração de ações emergenciais de fomento, via Sedac.

Texto: Ascom Sedac
Edição: Felipe Borges/Secom