Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo lança edital para construção modular de moradias sociais

Concorrência eletrônica contempla também obras de outras secretarias estaduais

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Habitação Regularização Fundiária ao centro, logo abaixo de um ícone formado por um prédio ao centro, um contrato dentro de um círculo no canto inferior esquerdo e um rosto de uma pessoa sorrindo dentro de um círculo no canto inferior direito. No canto inferior direito do Card está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

O governo do Estado publicou, nesta terça-feira (28/10), o edital de concorrência licitatória eletrônico para registro de preços, com o objetivo de contratar empresa especializada das áreas de arquitetura e/ou de engenharia para fornecimento de módulos para unidades habitacionais de interesse social e prédios públicos diversos. O edital 0090/2025 terá as propostas abertas dia 11 de novembro, às 9h, na Central de Licitações do Rio Grande do Sul.

 A concorrência foi requerida pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) e será coordenada pela Subsecretaria da Administração Central de Licitações (Celic). A ata de registro de preços vai atender também obras de outras pastas como a da Educação, a da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, a de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e a da Segurança Pública.

“O processo de construção de habitação de interesse social e demais equipamentos públicos diversos pelos métodos construtivos convencionais, demanda um cronograma de mais extenso e com menor previsibilidade, em comparação aos sistemas construtivos pré-fabricados. Pela finalidade social das construções, para atender com maior celeridade e qualidade a oferta de um grande número de moradias, faz-se necessária a utilização de um sistema construtivo industrializado, economicamente viável e dentro das normas edilícias. Por este motivo, a Sehab solicitou uma ata de registro de preços com mais uma opção de método construtivo”, informa o secretário-adjunto da pasta, Roger Vasconcellos.

"A sistemática de registro de preços confere maior agilidade ao atendimento das demandas, uma vez que não será necessário realizar diversas licitações. A administração terá uma ata com fornecedor e preço definidos por, no mínimo, um ano e solicitará a aquisição conforme forem surgindo as demandas", destaca o secretário-adjunto em exercício da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, Felipe Cruzeiro.

Construção modular  

A construção modular é um método de construção civil que utiliza módulos pré-fabricados em ambiente industrial, os quais são posteriormente transportados e montados no canteiro de obras. 

Essa técnica industrializada permite a construção de diversos tipos de edificações com mais agilidade e eficiência. Os módulos serão construídos e transportados prontos, por meio de método construtivo industrializado, caracterizado pelo uso de estrutura metálica tridimensional - também chamado de chassi - formado por pilares e vigas de perfil de aço, com fechamentos e estruturas internas das paredes pré-fabricadas, compatibilizadas com o projetos arquitetônico, hidrossanitário e elétrico.

As principais características da construção modular são: a produção em fábrica, a montagem rápida nos terrenos, a sustentabilidade, a flexibilidade e personalização. A rapidez na construção e a menor quantidade de desperdício de material podem resultar em economia no custo final da obra. 

O governo do Estado já possui dois métodos construtivos em atas de registro de preços: painel de concreto e steel frame. Ambos estão sendo usados para a construção das moradias do Programa A Casa é Sua Calamidade - que prevê a entrega de casas definitivas às famílias que perderam suas residências nos eventos meteorológicos de 2024. 

Texto: Maria Emilia Portella/Ascom Sehab
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul