Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo lança formulário de rastreabilidade individual de bovinos e bubalinos para produtores gaúchos

Interessados em aderir ao projeto-piloto devem preencher documento

Publicação:

Uma foto colorida registra uma reunião em uma sala de conferências. A imagem é cortada de forma a mostrar a maioria dos participantes e a mesa.

Mesa: Uma grande mesa de reunião de madeira escura em formato de 'U' ou retangular alongado domina o centro.

Participantes: Cerca de oito pessoas (a maioria homens) estão sentadas em volta da mesa.

Primeiro Plano: No lado esquerdo, um homem de camisa social azul clara está de costas para a câmera, escrevendo em um bloco de notas.

Lado Esquerdo: Uma mulher de suéter de malha claro está sentada ao lado do homem de camisa azul, parcialmente visível. Outros homens estão sentados nesse lado da mesa. Um deles parece estar segurando uma cuia de chimarrão.

Ao Fundo: Um homem de camisa escura está sentado ao centro do fundo da mesa, trabalhando em um laptop.

Primeiro Plano Direito: Vários homens estão sentados de costas para a câmera no lado direito da mesa, com um deles parcialmente visível.

Tela: À direita do homem do laptop, uma tela de televisão ou monitor está montada na parede. Ela exibe um documento digital ou formulário com texto.

Detalhes da Sala: A sala tem paredes claras e algumas cadeiras de escritório pretas com encosto alto estão visíveis no fundo. Há alguns itens como celulares e cadernos sobre a mesa.

A imagem sugere uma discussão ou apresentação de trabalho, possivelmente relacionada ao formulário de adesão mencionado no nome do arquivo
Sistema garante mais segurança sanitária e competitividade à pecuária do Estado - Foto: Divulgação Seapi

O governo estadual, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), iniciou a implantação do projeto-piloto de rastreabilidade individual de bovinos e bubalinos no Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira (11/11), foi finalizado e disponibilizado o formulário de adesão para os produtores rurais interessados em participar voluntariamente da iniciativa.

O sistema, inédito no Estado, busca modernizar o controle sanitário e ampliar o acesso dos produtores gaúchos aos mercados nacionais e internacionais mais exigentes. O projeto tem como objetivo testar e aperfeiçoar o sistema de identificação individual de animais, que servirá de base para a futura implantação do modelo em todo o território gaúcho.

Mais segurança e competitividade 

A rastreabilidade individual proporciona maior segurança e confiabilidade às informações sanitárias, melhora a capacidade de resposta em situações de emergência e fortalece a competitividade da pecuária do Estado. O sistema também atuará como ferramenta de gestão para os produtores, oferecendo dados estratégicos sobre o rebanho.

“Esta é uma iniciativa que qualifica a produção e eleva o padrão dos nossos produtos, tanto para o consumo interno quanto para os mercados internacionais. É uma chancela de origem e confiabilidade que o produto gaúcho passa a oferecer ao aderir à rastreabilidade”, destaca a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA), Rosane Collares. 

Durante o projeto-piloto, a Seapi fornecerá dispositivos oficiais de identificação individual - brincos e botons eletrônicos -, além de orientação técnica e acompanhamento para aplicação, registro e uso dos dispositivos. Também será disponibilizado o acesso ao sistema informatizado de rastreabilidade.

 A previsão é de que as atividades sejam concluídas até maio de 2026, com acompanhamento técnico permanente das equipes regionais da Seapi durante todo o processo. 

Texto: Elstor Hanzen/Ascom Seapi
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul