Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo Leite forma 34 alunos em cursos do Emancipa Família Gaúcha em Santa Maria

Iniciativa impulsiona autonomia e fortalece empregabilidade de famílias em situação de vulnerabilidade

Publicação:

Foto mostra formandos do Emancipa Família Gaúcha
Santa Maria recebeu 34 profissionais formados nas atividades de manicure e barbeiro - Foto: Tiago Rech/Ascom Sedes

O governo do Estado realizou, nesta sexta-feira (28/11), a formatura de duas turmas dos cursos de capacitação do Programa Emancipa Família Gaúcha, em Santa Maria. Nas duas turmas, 34 alunos receberam certificações nos cursos de Manicure e Barbearia.

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Beto Fantinel, destacou que o objetivo do programa é promover alternativa de sustento autônomo para as famílias participantes. “Quando a gente criou o Emancipa Família Gaúcha, foi pra vocês receberem a oportunidade, formação e também a possibilidade de terem autonomia nas suas vidas”, declarou.

Para a formanda do curso de Barbearia, Elen Cristina Becker Dornelles, 35 anos, a certificação representa uma importante conquista. “Foi uma ótima oportunidade. Além de ser mãe solo, sou mãe atípica, então essa é uma grande conquista, porque consigo trabalhar de casa. Pra mim foi superimportante”, comemorou.

Foto mostra o secretário Beto Fantinel falando ao microfone em formatura do projeto Emancipa Família Gaúcha
Secretário Beto Fantinel destacou o potencial de geração de oportunidades pelo projeto - Foto: Divulgação/Ascom Sedes

Ferramentas para começar

Além dos certificados, cada aluno recebeu um kit de ferramentas ou materiais no valor de R$ 1,5 mil para auxiliar no exercício das atividades relacionadas ao curso concluído.

“Estamos felizes em estar aqui com vocês hoje, pra essa formatura. Em nome da Central Única das Favelas (Cufa-RS), parabenizamos vocês por essa conquista”, destacou o presidente da Cufa-RS, Junior Torres, entidade responsável pela execução do projeto.

A vice-prefeita de Santa Maria, Lucia Madruga, reforçou a importância de capacitações como as ofertadas pelo projeto. “A gente só vai atingir o desenvolvimento do nosso país quando tivermos pessoas desenvolvidas, capacitadas, preparadas para o ambiente de trabalho. Pessoas motivadas a fazerem a diferença”, afirmou.

Foto mostra formandas do Programa Emancipa Família Gaúcha
Formandas receberam equipamentos para iniciar sua nova jornada - Foto: Divulgação/Ascom Sedes

Emancipa Família Gaúcha

O programa tem como objetivo capacitar 2,2 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social, residentes em 27 municípios da Região Metropolitana e das regiões Central, Sul, Serra e Vale do Taquari, e que foram afetadas pelas enchentes de 2024.

Desde o início do projeto, já foram certificadas 1.336 pessoas, de 11 municípios. A execução é realizada pela Cufa-RS, com repasse de R$ 6,57 milhões via Fundo Estadual de Apoio à Inclusão Socioprodutiva (Feaisp – Desenvolvimento Social).

O Emancipa Família Gaúcha integra o Plano Rio Grande, programa de Estado liderado pelo governador Eduardo Leite, criado para proteger a população, reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.

Texto: Ascom Sedes
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul