Governo Leite forma 34 alunos em cursos do Emancipa Família Gaúcha em Santa Maria
Iniciativa impulsiona autonomia e fortalece empregabilidade de famílias em situação de vulnerabilidade
Publicação:
O governo do Estado realizou, nesta sexta-feira (28/11), a formatura de duas turmas dos cursos de capacitação do Programa Emancipa Família Gaúcha, em Santa Maria. Nas duas turmas, 34 alunos receberam certificações nos cursos de Manicure e Barbearia.
O titular da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Beto Fantinel, destacou que o objetivo do programa é promover alternativa de sustento autônomo para as famílias participantes. “Quando a gente criou o Emancipa Família Gaúcha, foi pra vocês receberem a oportunidade, formação e também a possibilidade de terem autonomia nas suas vidas”, declarou.
Para a formanda do curso de Barbearia, Elen Cristina Becker Dornelles, 35 anos, a certificação representa uma importante conquista. “Foi uma ótima oportunidade. Além de ser mãe solo, sou mãe atípica, então essa é uma grande conquista, porque consigo trabalhar de casa. Pra mim foi superimportante”, comemorou.
Ferramentas para começar
Além dos certificados, cada aluno recebeu um kit de ferramentas ou materiais no valor de R$ 1,5 mil para auxiliar no exercício das atividades relacionadas ao curso concluído.
“Estamos felizes em estar aqui com vocês hoje, pra essa formatura. Em nome da Central Única das Favelas (Cufa-RS), parabenizamos vocês por essa conquista”, destacou o presidente da Cufa-RS, Junior Torres, entidade responsável pela execução do projeto.
A vice-prefeita de Santa Maria, Lucia Madruga, reforçou a importância de capacitações como as ofertadas pelo projeto. “A gente só vai atingir o desenvolvimento do nosso país quando tivermos pessoas desenvolvidas, capacitadas, preparadas para o ambiente de trabalho. Pessoas motivadas a fazerem a diferença”, afirmou.
Emancipa Família Gaúcha
O programa tem como objetivo capacitar 2,2 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social, residentes em 27 municípios da Região Metropolitana e das regiões Central, Sul, Serra e Vale do Taquari, e que foram afetadas pelas enchentes de 2024.
Desde o início do projeto, já foram certificadas 1.336 pessoas, de 11 municípios. A execução é realizada pela Cufa-RS, com repasse de R$ 6,57 milhões via Fundo Estadual de Apoio à Inclusão Socioprodutiva (Feaisp – Desenvolvimento Social).
O Emancipa Família Gaúcha integra o Plano Rio Grande, programa de Estado liderado pelo governador Eduardo Leite, criado para proteger a população, reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.
Texto: Ascom Sedes
Edição: Secom