Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Projeto Emancipa Família Gaúcha entrega certificações de cursos a 610 alunos

Iniciativa fortalece inclusão socioprodutiva e estimula protagonismo das comunidades

Publicação:

Foto de Beto, de pé à esquerda, falando ao microfone numa tenda, com a plateia de pé à direita do quadro.
Secretário Beto Fantinel destacou oportunidades criadas pelo projeto - Foto: Fredy Vieira/Ascom Sedes

Foi realizada, nesta sexta-feira (7/11), a cerimônia de formatura de 35 turmas dos cursos de capacitação do Projeto Emancipa Família Gaúcha dos municípios de Porto Alegre, Canoas e Alvorada. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). O evento ocorreu no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, como parte da programação da ExpoFavela RS, quando 610 alunos receberam as certificações nos cursos de Gastronomia, Auxiliar Administrativo, Informática, Manicure, Manutenção de Obras e Eletricista.

“Criamos o Emancipa Família Gaúcha para que as pessoas tenham oportunidades. Inovamos com esse projeto porque acreditamos que as comunidades precisam ter condições para construir novos caminhos. Por isso, buscamos construir uma política pública que garantisse a proteção, o cuidado, o acolhimento e, acima de tudo, a oportunidade para que essas pessoas se tornassem protagonistas de suas vidas”, afirmou o titular da Sedes, Beto Fantinel.

Além dos certificados, cada aluno recebeu um kit de ferramentas ou materiais no valor de R$ 1.500 para auxiliar no exercício das atividades relacionadas ao curso concluído.

Representante da Central Única das Favelas do Rio Grande do Sul (Cufa-RS), Eduardo Cardoso celebrou o impacto social da iniciativa. “Para nós, não há melhor projeto social do que o trabalho. Estamos fortalecendo não apenas 610 pessoas, mas, sim, 610 famílias por meio de qualificação”, destacou.

“O Emancipa é um grande projeto do governo estadual e oferece algo importante, que é a qualificação profissional. Tenho certeza de que a comunidade de Alvorada tem feito um bom uso dessa oportunidade”, disse a secretária de Assistência Social de Alvorada, Aline Pinheiro.

“Com os diplomas e o conhecimento adquirido, todos os 610 alunos saem preparados deste evento”, destacou o secretário-adjunto de Assistência Social de Porto Alegre, Nelson Beron.

O secretário de Assistência Social de Canoas, Márcio Freitas, agradeceu o apoio do Estado e da Cufa-RS. “Essa iniciativa abriu portas para que as pessoas das comunidades possam virar empreendedores”, frisou.

Sobre o Emancipa Família Gaúcha

O projeto tem como objetivo capacitar 2.200 pessoas em situação de vulnerabilidade social, residentes em 27 municípios da Região Metropolitana, da região Central, do Sul, da Serra e do Vale do Taquari, e que foram afetadas pelas enchentes de 2024.

Desde julho, 1.169 pessoas já foram certificadas. A execução é realizada pela Cufa-RS, com repasse de R$ 6,57 milhões via Fundo Estadual de Apoio à Inclusão Socioprodutiva (Feaisp – Desenvolvimento Social).

O Emancipa Família Gaúcha integra o Plano Rio Grande, programa de Estado liderado pelo governador Eduardo Leite, criado para proteger a população, reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.

Texto: Ascom Sedes
Edição: Secom

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul