Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo Leite realiza formação para gestores das novas escolas de Ensino Médio em Tempo Integral

Encontro na Unisinos reúne diretores e vice-diretores de 139 escolas que implementarão o modelo EMTI a partir de 2026

Publicação:

Foto exibe sala de aula com palestrantes, de pé à esquerda, e ouvintes participantes da formação sentados nas classes.
Atividades ocorrem durante quatro dias, com palestras, oficinas e momentos de integração entre os participantes - Foto: Cainan Silva/Ascom Seduc

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), realiza, entre os dias 4 e 7 de novembro, a atividade denominada Formação Inicial EMTI – Expansão 2026. A ação, que ocorre na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em Porto Alegre, é voltada a diretores e vice-diretores das 139 escolas da Rede Estadual que iniciarão o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) em 2026.

O evento reúne cerca de 285 participantes, entre gestores escolares e equipes técnicas da Seduc, em uma programação que combina teoria, prática e espaços de diálogo sobre o novo modelo pedagógico. A formação tem como objetivo aprofundar a compreensão dos fundamentos da Educação Integral e apresentar os instrumentos de gestão e os Guias de Ensino e Aprendizagem que orientam a implementação da Escola da Escolha, proposta que valoriza o protagonismo estudantil e a aprendizagem significativa.

Durante o evento, a secretária-adjunta da Educação, Stefanie Eskereski, visitou todas as salas de formação e destacou a importância do momento de preparação e troca de experiências. “É essencial que esse processo de formação aconteça agora, para que as escolas iniciem 2026 com segurança, planejamento e engajamento. A dinâmica muda, a rotina é mais intensa, mas também mais enriquecedora. Nosso compromisso é apoiar cada um de vocês para que a implementação seja bem-sucedida”, analisou Stefanie.

Na educação, área tratada como prioridade pelo governador Eduardo Leite, o propósito do governo é garantir o futuro do estudante, do professor e da sociedade.

Marco para a transformação

O subsecretário de Desenvolvimento da Educação, Marcelo Jeronimo, reforçou que a expansão do EMTI representa um marco na rede estadual. “O ano de 2026 será emblemático para o Rio Grande do Sul. O Ensino Médio em Tempo Integral consolida um novo modelo pedagógico e de gestão. Esperamos que essa formação fortaleça o trabalho das equipes e que cada diretor leve esse conhecimento para sua regional e sua escola, com o mesmo entusiasmo que trouxeram para cá”, destacou Marcelo.

Já a diretora do Departamento de Formação Continuada e Educação Integral, Ana Melos, enfatizou o papel transformador do modelo para a melhoria da qualidade da educação básica. “Acreditamos que o tempo integral é a resposta que pode transformar a educação pública gaúcha. Esse formato permite uma formação mais completa, tanto para a vida quanto para o mundo do trabalho. Nossa equipe estará junto de vocês nesses quatro dias para orientar, esclarecer dúvidas e apoiar em cada etapa da implementação”, afirmou Ana.

Educação e trabalho

Entre os participantes, a expectativa é grande para o início da nova fase. A diretora do Instituto Estadual Ernesto Ferreira Maia, de Erechim (25ª CRE), Luciana Chitolina, relatou o entusiasmo da comunidade escolar com a adesão ao modelo. “A escola e a comunidade abraçaram a proposta da Seduc, especialmente por ela unir a formação integral à qualificação técnica. Nossa escola já oferece cursos de formação docente, técnicos e EJA, e agora com o tempo integral em Administração, teremos ainda mais oportunidades de preparar nossos estudantes para a vida e para o mercado de trabalho”, apontou Luciana.

Durante os quatro dias de formação, os gestores participam de palestras, oficinas e momentos de integração que abordam desde os aspectos pedagógicos e administrativos até o planejamento das rotinas escolares no novo modelo. O encontro marca mais um passo no compromisso do governo estadual de expandir e qualificar o Ensino Médio em Tempo Integral, fortalecendo o protagonismo dos estudantes e a inovação nas escolas públicas do Rio Grande do Sul.


Texto: Ascom Seduc
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul