Governo recebe viaturas da União para reforçar a segurança pública do Estado
No evento, também foi realizado o lançamento da etapa gaúcha do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci)
Publicação:
Nesta sexta-feira (14/4), o governador Eduardo Leite compareceu a uma cerimônia de entrega de viaturas da União para a segurança pública do Rio Grande do Sul. O evento ocorreu na Base de Operações Aéreas da Polícia Rodoviária Federal, em Porto Alegre, e contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. No encontro, também foi realizado o lançamento da etapa gaúcha do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Acompanhando o governador, estavam o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, e o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana.
O evento marca a entrega, por parte do governo federal, de 31 viaturas, nove drones e 90 pistolas, além de capacetes balísticos e coletes. Os novos equipamentos vão ser utilizados pelas polícias gaúchas. O Pronasci, programa do governo federal em parceria com os Estados, prevê ações de assistência técnica e financeira para a segurança.
O governador saudou a parceria com o governo federal e elencou diversas ações na área, resultando na melhora da maioria dos índices de criminalidade no Rio Grande do Sul.
"O tema da segurança pública é transversal e complexo, exigindo essa integração. Estas viaturas se somam ao reforço de mais de 2,5 mil viaturas adquiridas pelo governo gaúcho nos últimos anos, qualificando a estrutura no combate à criminalidade", disse o governador.
Reforço na segurança da mulher
Parte dos equipamentos entregues no encontro vão ser utilizados pela segurança do Estado em ações no combate à violência contra a mulher. Durante o ato, Dino adiantou também que o Rio Grande do Sul deve receber uma unidade da Casa da Mulher Brasileira, que integra em um só espaço serviços especializados para atendimento a diversas formas de violência contra as mulheres.
Texto: Leandro Belles/Secom
Edição: Camila Cargnelutti/Secom