Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Homenagem a profissionais e entidades marca dia da doação de órgãos, nesta terça (27), no Palácio Piratini

Publicação:

Card Aviso de pauta brasão1
-

No Dia Nacional da Doação de Órgãos, nesta terça-feira (27/9), uma cerimônia no Palácio Piratini vai homenagear profissionais, equipes de trabalho e entidades no Rio Grande do Sul que atuam nesse segmento que envolve transplantes também.

Com a presença do governador Ranolfo Vieira Júnior, da primeira-dama Sônia Vieira e da secretária da Saúde, Arita Bergmann, além de autoridades e convidados, o evento, às 11h, no Palácio Piratini, busca conscientizar a população sobre a importância de ser um doador e valorizar o trabalho dos profissionais que acolhem e apoiam as famílias dos doadores e dos receptores de órgãos.

Atualmente, 2,5 mil pessoas aguardam um transplante de órgão, segundo a Central de Transplantes do Estado. A maior fila é para o transplante de rim, com cerca de 1,3 mil pacientes em espera. O Rio Grande do Sul ainda se recupera dos efeitos da pandemia, que paralisou os transplantes nos hospitais devido aos protocolos contra a covid, e ainda não retornou ao patamar de 2019, quando foram realizadas 689 cirurgias.

A homenagem ressalta exemplos positivos e destaca o trabalho das Organizações de Procura de Órgãos (OPO) e das Comissões Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT). As OPOs fornecem apoio no diagnóstico de morte cerebral e na procura de doadores nos hospitais em sua área de atuação. As comissões são equipes multiprofissionais que atuam no próprio hospital onde está o doador e são responsáveis pelo atendimento às famílias dos falecidos, organizando rotinas e protocolos para as doações.

Serão 13 homenageados, entre eles a Organização de Procura de Órgãos 1, OPO com mais efetivações e doadores, e as CIHDOTTs de hospitais, como o Pronto Socorro, a Santa Casa e o Cristo Redentor, de Porto Alegre, Pompeia, de Caxias do Sul, e do HPS de Canoas, além de profissionais que trabalham com transplantes como José Camargo, cirurgião pioneiro nos transplantes de pulmão no país.

Aviso de pauta
O quê: cerimônia sobre o Dia Nacional de Doação de Órgãos
Quando: terça (27/9), às 11h
Onde: Salão Negrinho do Pastoreio - Palácio Piratini

Texto: Ascom SES
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul