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Hospital Bom Pastor de Ijuí oferecerá serviço de implante coclear pelo SUS

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Card em fundo cinza, no qual está escrito Saúde ao centro, logo abaixo de um ícone formado por uma mulher com um estetoscópio pendurado no pescoço e atrás dela, à esquerda e à direita, dois contornos representando pessoas com estetoscópio pendurado em volta do pescoço. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
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O Rio Grande do Sul terá uma nova instituição de saúde apta a realizar o implante coclear. O Hospital Bom Pastor de Ijuí fará o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, apenas o Hospital de Clínicas de Porto Alegre realiza esse tipo de procedimento. A equipe técnica da Secretaria da Saúde (SES) fará as análises necessárias para a implementação do serviço.  

O implante coclear é um procedimento no qual um aparelho eletrônico que capta o som é colocado cirurgicamente dentro do ouvido. Ele é ligado a um microfone atrás da orelha que capta o som e o transforma em impulsos elétricos para que ele chegue diretamente ao nervo da audição, melhorando significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

"O trabalho desenvolvido pelo Hospital Bom Pastor nos orgulha e, mais uma vez, demonstra a parceria e a disposição em qualificar e ampliar os serviços", afirmou a titular da SES, Arita Bergmann, durante a reunião com o presidente do hospital, Nilo da Silva, com o diretor da empresa Pró-Audi, Sérgio Wallau, e com o deputado estadual Gerson Burmann.

Segundo Nilo, a instituição está preparada para realizar o procedimento e o serviço estará disponível em breve. Wallau lembrou que atualmente o implante coclear só é realizado em Porto Alegre e disse que é muito gratificante poder oferecer um novo serviço aos usuários do SUS no interior.

“Este é mais um passo importante para a saúde da região. Se aproximarmos o atendimento dos cidadãos, teremos um avanço significativo para toda a sociedade", disse Burmann, ao destacar o empenho do Hospital Bom Pastor e da SES para qualificar o atendimento.

Texto: Ascom SES
Edição: Secom

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