Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Hospital Psiquiátrico São Pedro comemora os 128 anos com festa junina

Publicação:

Uma grande festa junina marcou o encerramento, nesta sexta-feira (29), da semana de atividades de comemoração dos 128 anos do Hospital Psiquiátrico São Pedro(HPSP), que contou também com apresentação de teatro, palestra e exposição de trabalhos criativos
Hospital Psiquiátrico São Pedro comemora os 128 anos com festa junina

Uma grande festa junina marcou o encerramento, nesta sexta-feira (29), da semana de atividades de comemoração dos 128 anos do Hospital Psiquiátrico São Pedro(HPSP), que contou também com apresentação de teatro, palestra e exposição de trabalhos criativos dos usuários. O tradicional Arraial do São Pedro reuniu em frente ao prédio histórico profissionais e usuários da instituição, familiares, convidados e comunidade.

Comidas típicas, brincadeiras tradicionais das festas juninas, como o casamento na roça e fogueira, animaram o público, ao som da Banda da Brigada Militar. O bolo doado pela comunidade da Grande Cruzeiro foi servido pelo diretor administrativo do HPSP, Paulo Pohlmann de Souza, e pela Irmã Paulina Bongiorno que, há 60 anos trabalhando no hospital, é remanescente da época em que as irmãs da congregação de São José cuidavam dos pacientes.

O Hospital Psiquiátrico São Pedro, nomeado Hospício São Pedro em homenagem ao padroeiro da Província, primeira instituição psiquiátrica de Porto Alegre e da Província de São Pedro foi fundado em 13 de maio de 1874 e inaugurado somente dez anos após, em 29 de junho, data consagrada a São Pedro. Foi o sexto asilo/hospício de alienados durante o Segundo Reinado no Brasil (1841-1889). Designado como Hospício São Pedro até 1925, passou a ser chamado Hospital São Pedro até 1961, quando então assumiu a atual identidade de Hospital Psiquiátrico São Pedro.

Atualmente, a instituição, cuja missão sempre foi a de cuidar do doente mental e a de formar recursos humanos para esta finalidade, passa por uma profunda transformação, em consequência da Reforma Psiquiátrica. O Hospital é referência para 88 municípios da Região Metropolitana.

Texto: Assessoria SES
Foto: Divulgação
Edição: Redação Secom (51)3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul