Hospital São Vicente de Paulo, de Osório, recebe 10 leitos de UTI para ampliar atendimento à Covid-19
Outros 20 leitos também provenientes do Ministério da Saúde já foram instalados em Canoas e Passo Fundo
Publicação:

Mais dez leitos de UTI foram entregues na sexta-feira (3/4) ao Rio Grande do Sul, desta vez no Hospital São Vicente de Paulo, de Osório. Eles fazem parte do plano de contingência de enfrentamento à Covid-19 no Estado. Os equipamentos foram solicitados pela Secretaria da Saúde (SES) ao Ministério da Saúde. Este é o terceiro lote de dez leitos com equipamentos de UTI que chega ao Estado para atender à demanda da pandemia.
Outros 20 leitos já foram instalados no Hospital Universitário de Canoas e no Hospital de Clínicas de Passo Fundo. Na quinta-feira (2/4), a SES também entregou outros dez leitos de UTI ao Hospital Universitário de Santa Maria, sendo este lote de responsabilidade do Estado.
A diretora do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (Daha), Lisiane Fagundes, disse que o Rio Grande do Sul vem se organizando não só com os leitos já existentes de UTI e clínicos de internação para retaguarda, mas também com abertura e ampliação de novos leitos em hospitais que já tenham estrutura física, fornecendo equipamentos e equipe.
Segundo Lisiane, para as instituições que já se manifestaram para participar do Plano de Contingência Hospitalar de enfrentamento à Covid-19, a SES solicitou ao Ministério da Saúde a habilitação de leitos que estão prontos para uso e serão necessários para o tratamento dos doentes da pandemia.
Os kits para instalação de leitos completos de UTI incluem aparelhos como monitor, bomba de infusão, ventilador e cama hospitalar.

Entre as ações para ampliação da capacidade de leitos no Rio Grande do Sul estão as seguintes:
• Contrato de locação com o Estado aditivado para colocar na rede mais 78 leitos em 12 hospitais. Já foram entregues dez leitos de UTI no Hospital Universitário de Santa Maria.
• Solicitação para o Ministério da Saúde disponibilizar equipamentos para hospitais com estrutura física e equipe organizada. No total, foram solicitados 279 equipamentos, dos quais 30 já estão sendo instalados na primeira leva (hospitais em Canoas, Passo Fundo e Osório).
• Chamamento público para hospitais que têm leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e privados ou somente privados para que ofertem leitos para compra.
Texto: Neusa Jerusalém/Ascom SES
Edição: Secom