Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Içamento de vigas metálicas do viaduto da ERS-118, em Gravataí, começa na terça (5)

O tráfego e veículos na região sofrerá alterações a partir desta segunda (4/9)

Publicação:

Imagem da obra do viaduto dando destaque para as três vigas citadas no texto.
A chagada de mais três vigas deve ocorrer na quarta-feira (6/9) - Foto: Divulgação/Daer

Começa na terça-feira (5/9), entre 8h e 9h, o içamento das três primeiras vigas metálicas de sustentação dos pilares do viaduto que está sendo construído em Gravataí, na interseção da ERS-030 com a ERS-118 e servirá de acesso dessa última para a avenida Centenário. As estruturas metálicas pesam 60 toneladas e serão colocadas entre os pilares do primeiro vão do viaduto.

Em função da chegada das outras três vigas de sustentação do segundo pilar, prevista para a quarta-feira (6/9), o trânsito no local será modificado, desde a segunda-feira (4/9) até 19 de setembro, no entroncamento da ERS-118 com a ERS-030 (avenida Centenário).

Segundo informações do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes, as chuvas não devem atrapalhar o trabalho, já que a previsão é que o tempo fique firme na terça. Serão realizados vários trabalhos, que incluem descarregamento, montagem e içamento das vigas.

O trânsito sentido Freeway-Sapucaia será desviado para a pista antiga, em duplo sentido, até a Avenida Centenário. Já o acesso de quem sai da avenida Centenário em direção à Freeway será bloqueado. Os condutores deverão acessar o viaduto da avenida Itacolomi para fazer o retorno. A expectativa é que o fluxo de veículos retorne ao normal assim que os trabalhos dessa etapa estiverem concluídos.

Mapa indicativo das mudanças no trânsito durante içamento de vigas na construção do viaduto em Gravataí 2023.
-

O viaduto é parte de um conjunto de obras que inclui também a construção de uma trincheira no acesso ao Distrito Industrial em um trecho de um quilômetro de extensão. Estão sendo investidos R$ 28 milhões nas obras, com previsão de conclusão até o final de 2024.

Para permitir a escavação da trincheira na ERS-118, desde a segunda quinzena de agosto, o trânsito está sendo desviado da pista central da rodovia para uma pista lateral, no sentido Sapucaia-Viamão. A intenção é evitar, ao máximo, os congestionamentos de veículos. O desvio, por prazo indeterminado, é sinalizado com placas e balizadores, canalizando o trânsito para a via alternativa.

Texto: Ascom Selt
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul