Içamento de vigas metálicas do viaduto da ERS-118, em Gravataí, começa na terça (5)
O tráfego e veículos na região sofrerá alterações a partir desta segunda (4/9)
Publicação:
Começa na terça-feira (5/9), entre 8h e 9h, o içamento das três primeiras vigas metálicas de sustentação dos pilares do viaduto que está sendo construído em Gravataí, na interseção da ERS-030 com a ERS-118 e servirá de acesso dessa última para a avenida Centenário. As estruturas metálicas pesam 60 toneladas e serão colocadas entre os pilares do primeiro vão do viaduto.
Em função da chegada das outras três vigas de sustentação do segundo pilar, prevista para a quarta-feira (6/9), o trânsito no local será modificado, desde a segunda-feira (4/9) até 19 de setembro, no entroncamento da ERS-118 com a ERS-030 (avenida Centenário).
Segundo informações do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes, as chuvas não devem atrapalhar o trabalho, já que a previsão é que o tempo fique firme na terça. Serão realizados vários trabalhos, que incluem descarregamento, montagem e içamento das vigas.
O trânsito sentido Freeway-Sapucaia será desviado para a pista antiga, em duplo sentido, até a Avenida Centenário. Já o acesso de quem sai da avenida Centenário em direção à Freeway será bloqueado. Os condutores deverão acessar o viaduto da avenida Itacolomi para fazer o retorno. A expectativa é que o fluxo de veículos retorne ao normal assim que os trabalhos dessa etapa estiverem concluídos.
O viaduto é parte de um conjunto de obras que inclui também a construção de uma trincheira no acesso ao Distrito Industrial em um trecho de um quilômetro de extensão. Estão sendo investidos R$ 28 milhões nas obras, com previsão de conclusão até o final de 2024.
Para permitir a escavação da trincheira na ERS-118, desde a segunda quinzena de agosto, o trânsito está sendo desviado da pista central da rodovia para uma pista lateral, no sentido Sapucaia-Viamão. A intenção é evitar, ao máximo, os congestionamentos de veículos. O desvio, por prazo indeterminado, é sinalizado com placas e balizadores, canalizando o trânsito para a via alternativa.
Texto: Ascom Selt
Edição: Secom