Idosos de São Francisco de Paula participam do Programa Estruturante Emancipar - Todo Mundo é Cidadão
Publicação:

Exercitar a mente e o corpo é o que fazem, uma vez por semana, 17 idosos da Vila Santa Isabel, no município de São Francisco de Paula. As atividades, executadas dentro do Programa Estruturante Emancipar - Todo Mundo é Cidadão desde abril de 2008, contam com sessões com psicóloga e também com fisioterapeuta.
O grupo de convivência, que se encontra às quintas-feiras no Colégio Santa Isabel, inicia as atividades trabalhando a auto-estima: experiências de vida são contadas pela oficineira Ângela Brambila e, em seguida, é a vez dos idosos relatarem suas histórias, acompanhados da psicóloga Eloá Konrath.
Falar das experiências vividas ao longo de seus 72 anos é a parte preferida de Virgínio Pezzi, morador da comunidade. Eu recordo os melhores momentos da minha vida, os que eu tenho saudades. E recordar é viver, não é?, destaca.
Separado e morando com uma filha, o aposentado garante que fez muitas amizades no grupo. Estou adorando, gosto muito de todos aqui e acho que eles também gostam de mim, resume, alegre.
Os encontros finalizam com uma sessão de fisioterapia, comandada por Rosane Rauber. Com exercícios leves e relaxantes, os idosos deixam o colégio mais dispostos. Estou me sentindo muito mais tranqüilo, destaca Virgínio.
Além dos encontros, o grupo visitou o templo budista, em Três Coroas, passeou na praia, em Arroio do Sal, e participou de um sarau literário, em Taquara, entre outros passeios.
O início, porém, não foi fácil. Mesmo com divulgação entre a comunidade escolar, o projeto teve poucos inscritos. A procura aumentou depois que Ângela Brambila visitou as casas da comunidade, explicando o funcionamento do grupo e convidando os idosos a participar. Agora, o desejo é que os encontros não terminem. O grupo é muito bom. Espero que dure bastante tempo, afirma Virgínio, esperançoso.
Um dos 12 Estruturantes do Governo do Estado, o Emancipar - Todo Mundo é Cidadão é um programa de combate à pobreza que atende famílias em situação de vulnerabilidade social em 50 comunidades gaúchas, selecionadas conforme Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), déficit habitacional e necessidade de atendimento pelo Bolsa Família.
O programa tem como objetivo promover o desenvolvimento social sustentável através de ações desde qualificação profissional para geração de renda até de combate ao déficit habitacional. A meta é atender 18 mil famílias em 75 comunidades até 2010, com investimento de R$113,3 milhões.