Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Imbé adere à programação do Mês Estadual de Enfrentamento das Hepatites Virais

Publicação:

A prefeitura de Imbé, no Litoral Norte, aderiu intensivamente à programação do mês de maio, instituído pela governadora Yeda Crusius, como o Mês das Hepatites no Rio Grande do Sul. Coordenado por Tarsila Crusius, responsável pelo Comitê Intersetorial de Enfrentamento das Hepatites Virais, diversas atividades de informação, prevenção e imunização estão sendo promovidas, em parceria com os municípios, pelo interior do Estado. Em Imbé, na última terça-feira (4), o prefeito Darcy Luciano Dias e sua vice-prefeita Nilza Costa Godoy assinaram o decreto instituindo maio como o Mês de Combate às Hepatites Virais, também no município de Imbé.

A assinatura aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, dentro das atividades de aniversário de 22 anos de Imbé e contou com a presença de vereadores, secretários, empresários e comunidade. Na ocasião, o prefeito Darcy destacou a importância do combate à doença e convidou a população a se engajar na campanha desenvolvida pelo Estado em parceria com as prefeituras, no caso de Imbé, pelas Secretarias da Saúde e da Educação. O desafio está apenas começando, mas sinto-me motivado em ver a parceria entre as secretarias municipais, professores, alunos, multiplicadores e todos que aqui estão para que, juntos, possamos informar a população e combater as hepatites virais, declarou Darcy.

O município de Imbé é considerado pelo Governo do Estado como referência na vacinação das hepatites, por ser a primeira cidade a imunizar o maior número de pessoas. O prefeito espera repetir, neste ano, o sucesso do ano passado, quando realizou o projeto Rua da Cidadania, data que deu início a todo o trabalho de prevenção da doença.

Após o ato de assinatura, a enfermeira sanitarista do Posto de Saúde 24 Horas de Imbé, Cristiane da Silva, apresentou um vídeo informativo do Ministério da Saúde sobre forma de prevenção e contágio das hepatites virais. Cristiane também palestrou sobre o vírus para professores e alunos das escolas municipais, Olavo Bilac, Tiradentes, Rui Barbosa e Manoel Mendes. Diariamente, as equipes de saúde do município, farão visitação a todos os bairros, escolas, clubes da cidade, com atividades e distribuição de materiais informativos sobre a doença. A campanha em Imbé, termina no dia 28 de maio, com uma confraternização municipal do mês das Hepatites, através da Sopa na Caneca. A programação completa está disponível no site da prefeitura www.imbe.rs.gov.br.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul