Inaugurada a nova central hidrelétrica de Cazuza Ferreira
Publicação:

Nesta sexta-feira (19), um novo passo para o desenvolvimento de São Francisco de Paula e o distrito de Cazuza Ferreira foi dado com a inauguração, pela secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, da central hidrelétrica que irá gerar mais energia para a região. O empreendimento também celebra os 60 anos de fundação da Certel (Cooperativa Regional de Eletrificação) - cujo um dos objetivos é a preservação do meio ambiente em todas suas obras.
A Central Hidrelétrica de Cazuza Ferreira, além fornecer energia para São Francisco de Paula, será uma fonte de geração de empregos e renda para o município, contribuindo consideravelmente para o desenvolvimento da comunidade local.
Na cerimônia de inaguração, Maria Helena Sartori, que representou o chefe do Executivo gaúcho, José Ivo Sartori - chamado às pressas à Brasília -, transmitiu a alegria do governador com a inauguração da hidrelétrica. “Ele já havia dito que a entrega da hidrelétrica de Cazuza Ferreira é uma prova de que o Estado pode e deve atuar como indutor e articulador de ações de desenvolvimento econômico”, destacou. "Sartori costuma dizer que sozinhos não fazemos nada, o que é verdade, pois precisamos de parcerias, privadas ou não, para fazer o Rio Grande crescer", acrescentou.
Para a Maria Helena, a inauguração da hidrelétrica é uma prova da importância do cooperativismo e união de todos em prol de um projeto de bem comum. E, citando mais uma vez o governador, lembrou que "prometer sem dados concretos não funciona. Fazemos sempre o que for possível, sem falsas promessas".
Energia limpa
A nova hidrelétrica – a quarta inaugurada pela Certel – tem capacidade de produção de energia limpa para cerca de 30 mil pessoas. Além disso, irá gerar 80 empregos diretos. A hidrelétrica foi construída junto ao Rio Lajeado Grande, que integra a bacia do Rio Taquari-Antas, na localidade de Cazuza Ferreira, distrito situado a 122 quilômetros de São Francisco de Paula.
Como os demais empreendimentos da Certel, também a hidrelétrica de Cazuza Ferreira segue as normas da companhia, ou seja, proteger o meio ambiente. A cachoeira existente no local foi mantida e, junto à hidrelétrica, funcionará uma escola de educação ambiental.
Também participaram da cerimônia, o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, a deputada Zilá Breitenbach, a presidente do Badesul, Suzana Kakuta, o prefeito de São Francisco de Paula, Juarez Hampeel, o presidente da Ocergs, Vergilio Perius, autoridades municipais da região, além dos representantes da Coprel, Gertel e Geopar que, em regime de cooperativismo, construíram a hidrelétrica de Cazuza Ferreira, além de funcionários e colaboradores das empresas.
Texto: Margareth de Paula, de Cazuza Ferreira
Edição: Cristina Lac/Secom