Inaugurado Telecentro do Museu do Carvão em Arroio dos Ratos
Publicação:
As primeiras obras do projeto revitalização do Museu Estadual do Carvão, localizado em Arroio dos Ratos, foram apresentadas nesta terça-feira (17) em solenidade realizada no município. O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital, Copelmi Mineração Ltda, Companhia Riograndense de Mineração e Procergs.
O Telecentro do Museu Estadual do Carvão, restaurado pela parceria entre a Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e a Procergs, é uma das obras pertencentes a este projeto e disponibilizará acesso público gratuito à Internet para a comunidade da região. Inaugurado na manhã desta terça-feira (17), o Telecentro contará com cinco terminais onde as pessoas poderão acessar gratuitamente a rede mundial de computadores, através de conexão com banda larga de 10Mb. E na área externa do Museu, o acesso à Internet sem fio será na Praça Digital.
A CRM viabilizou a reforma do espaço físico onde funcionará o Telecentro, assim como o mobiliário, além de dois estagiários. O suporte técnico, instalação e equipamentos ficaram sob a responsabilidade da Procergs. Já a Casa Branca será sede do futuro Arquivo Histórico da Mineração reunindo o acervo do antigo Consórcio Administrador das Empresas de Mineração (Cadem), composto por documentos administrativos e sindicais, jornais, fotografias, plantas, entre outros - é considerado o maior banco de dados sobre as minas de carvão do Rio Grande do Sul.
Participantes
O secretário de Estado da Cultura, Luiz Antônio Assis Brasil, que no ato representou o governador Tarso Genro, lembrou que o governador Tarso Genro, tão logo assumiu, propôs a revitalização dos equipamentos culturais do Estado. Aqui no Museu do Carvão tudo foi possível, graças ao conjunto de empresas que estão trabalhando conosco. A cultura tem mais de mil definições, mas eu prefiro a forma sintética que diz que: cultura é tudo aquilo que é produzido pelo ser humano. Então o trabalho de mineração está incluído entre os itens da cultura, destacou.
O diretor de Inclusão Digital da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital, que no ato representou a titular Vera Spolidoro, Gerson Barrey, falou de sua ligação familiar com o município, e ressaltou que o Governo inovou ao criar a Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital. Nós temos um desafio muito grande pela frente e estamos trabalhando de forma transversal com outras instâncias de Governo, como neste caso. Um trabalho muito importante para resgatar a história dessa região e principalmente mostrá-la ao mundo, afirmou.
Ao destacar a importância do momento, o diretor administrativo da CRM, Márcio Cairuga, fez um paralelo da situação atual do Museu com a situação do mesmo agora. Nós encontramos o Museu deteriorado. Hoje, um ano depois, vemos claramente os avanços e melhorias. Isso demonstra que a recuperação do Estado é completa. A história cultural das regiões do Rio Grande do Sul é muito importante. Por sua vez, o diretor presidente da Procergs, Carlson Aquistapace, demonstrou a satisfação da Procergs em participar da criação do Telecentro. Entramos nessa parceria dentro da iniciativa de propor a inclusão digital no Estado. Percebemos a melhoria que isso proporcionou na comunidade.
O evento contou ainda com a participação de autoridades estaduais e municipais: Cesar Weinschenck, diretor presidente da Copelmi, José Hélio Rodrigues Cifuentes, prefeito de Arroio dos Ratos, Luis Carlos Folador, prefeito de Candiota, a assessora do gabinete do vice-governador do Estado, Irani Medeiros, e o ex-diretor do Museu do Carvão e atual diretor artístico cultural da Secretaria da Cultura, Manoel Henrique Paulo.
Serviços prestados pelo Telecentro
O Telecentro do Museu Estadual do Carvão funcionará diariamente das 8h30min às 17h30min. A equipe de trabalho contará com dois estagiários da CRM, responsáveis pelo controle dos usuários, acesso, impressão e quantidade.
Poderão ser impressos no Telecentro:
- Currículos do Via Pública;
- Declaração Anual de Isento;
- Comprovante do CPF;
- Comprovante do Título Eleitoral;
- Comprovante de Quitação Eleitoral;
- Comprovante de CNPJ;
- Boletos Bancários Públicos;
- Comprovante de Matrículas Públicas;
- Guia de Recolhimento da União (GRU);
- Segunda Via Conta de Água e Luz;
- Antecedentes Criminais;
- Guia de Transferência de Veículos de outros Estados para o RS ( GAD-E);
- Certidão da Justiça Federal;
- Boletim de Ocorrência Online;
- Qualquer documento Detran de fora do Estado.
Praça Digital
A Praça Digital consiste na ocupação do espaço da chamada praça seca, entre o prédio Administrativo e a Usina, local que ganhou bancos para os usuários que portarem computadores pessoais (notebooks e netbooks) e quiserem utilizar do sinal wireless. Esse sinal atenderá grande parte do espaço coletivo externo do museu, com alcance de até 50 metros distante dos dois roteatores (access point) instalados no prédio Administrativo
Mais dois Telecentros
Durante a inauguração do Telecentro no Museu do Carvão, em Arroio dos Ratos, o diretor administrativo da CRM, Marcio Cairuga, anunciou a instalação em breve de outros dois. Nos próximos meses pretendemos instalar Telecentros em Minas do Leão e em Candiota, nos mesmos moldes do inaugurado nesta terça-feira, garantiu.
Texto: Assessoria de Comunicação CRM / Maria Emilia Portella (Seduc)
Foto: Assessoria de Comunicação CRM
Edição: Redação Secom (51)3210-4305