Índice de pH do Guaíba vai integrar mapa do perfil das águas no mundo
Publicação:
Um grupo formado por mais de 200 alunos do ensino médio e fundamental, acompanhou, nesta segunda-feira (17), em Porto Alegre, o secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, e o primeiro-secretário da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), Hugo Braibante na medição do potencial de hidrogênio (pH) da água do Guaíba, na prainha do Gasômetro. O valor registrado, que chegou a 7,2, é considerado normal.
O índice obtido foi lançado no Banco de Dados Nacional do Experimento Global (Global Experiment Database) e irá compor um mapa internacional com o perfil das águas do planeta.
Para a professora Christel Roloff, da Escola Estadual Décio Martins Costa, da cidade de Picada Café, a experiência vai enriquecer o currículo dos estudantes. Vamos trabalhar este dado nas aulas de química e aproveitar o passeio para desenvolver trabalhos em geografia também, afirmou. O estudante de 5ª série, Mateus Falkoski, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Júlio Brunelli, disse que se sentiu honrado em fazer a coleta de um dado tão importante. É incrível saber que o resultado desta ação vai contribuir para um estudo sobre as águas do mundo, comemorou o aluno.
Conhecimento
O secretário Prodanov abriu o encontro reforçando a importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento do RS.Estas são as áreas que têm o poder de dar autonomia para o nosso Estado. Invistam no conhecimento, ele é o bem maior que cada um de nós pode ter, declarou. Já o presidente do Legislativo, considerou a atividade um sucesso, por mobilizar 32 cidades gaúchas, com mais de 100 atividades.Estar entre os três Estados com maior número de eventos demonstra que fizemos um bom trabalho e que o foco do Governo em priorizar esta área esta sendo alcançado, disse Villaverde.
A semana estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação vai até o dia 23 de outubro e compõe a programação nacional, que tem como tema Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos. Mais informações podem ser acessadas no site: http://semanact.mct.gov.br/.
A atividade ocorrida nesta segunda-feira fez parte da cerimônia de abertura da Semana Estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação que contou também com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, do reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Fernando Martins, do pró-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS) Aldo Lucion, e da integrante do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia Maria Del Carmen Seixa de Stefani, entre outras autoridades.
A secretária-adjunta Ghissia Hauser, o diretor técnico Luciano Andreatta e o diretor administrativo da SCIT, Gilmar Valadares, também acompanharam a palestra do diretor do Centro Polar e Climático do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Jefferson Cardia Simões. O tema abordado foi sobre as mudanças climáticas na Antártica e a primeira exibição do robô que resolve o quebra-cabeças do cubo de Rubik, também conhecido como cubo mágico, idealizado pelo Instituto de Informática da UFRGS.
Texto: Assessoria de Comunicação
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305