Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Inscrições para o Prêmio Sema-Fepam de Jornalismo Ambiental 2025 terminam no domingo (31)

Objetivo do concurso é prestigiar trabalhos jornalísticos que retratem as ações que tenham conexão com meio ambiente

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Meio Ambiente Infraestrutura ao centro, logo abaixo de um ícone formado por uma imagem do globo terrestre envolvido por um galho de planta com duas folhas em uma das ponta e na parte superior do globo. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

Profissionais de comunicação e estudantes de Jornalismo têm até domingo (31/8) para garantir a inscrição no Prêmio Sema-Fepam de Jornalismo Ambiental 2025. Poderão ser cadastradas as reportagens publicadas ou veiculadas entre 1º de janeiro de 2024 e 30 de agosto de 2025.

O prêmio de 2025 tem como tema Construindo juntos um futuro mais forte para o RS, conectando com a pauta de reconstrução adaptada e resiliente após as enchentes de maio de 2024 e as frequentes estiagens. A novidade deste ano é que o concurso terá uma premiação de R$ 8 mil em dinheiro, com o trabalho que receber a maior pontuação total na categoria profissional. 

O julgamento ocorrerá no período de 4 a 26 de setembro. A divulgação dos finalistas será em 1º de outubro, pelo site oficial do prêmio. A entrega da premiação está prevista para outubro de 2025.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), por meio da Assessoria de Comunicação e da Assessoria de Educação para a Sustentabilidade, além do apoio da Secretaria de Comunicação (Secom). 

União entre ambiental e social 

Para a terceira edição do Prêmio Sema-Fepam de Jornalismo Ambiental, o governo do Estado renovou uma parceria que alia conscientização ambiental e social. Por convite da Sema, apenados do Presídio Regional de Santa Maria, administrado pela Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo, produzirão os troféus que serão entregues aos finalistas.

Neste ano, o quero-quero, símbolo do prêmio, será reproduzido com o uso da técnica de mosaico, valorizando a sustentabilidade por meio do reaproveitamento de azulejos. Quatro apenados participarão da confecção das peças. A indicação levou em conta a experiência e a qualificação dos artesãos, que possuem carteira estadual de artesão emitida pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social. “A iniciativa promove a valorização, o reconhecimento da qualidade e das habilidades dos trabalhadores, dando visibilidade às boas práticas desenvolvidas no sistema prisional gaúcho”, afirmou a coordenadora Técnica Regional da unidade, Adriana Rosa da Silva. 

Criado em 2021, o Prêmio Sema-Fepam de Jornalismo Ambiental chega a sua terceira edição neste ano. O objetivo da premiação é incentivar a produção jornalística e prestigiar trabalhos que retratem as ações que tenham conexão com o meio ambiente, mudanças climáticas, uso consciente dos recursos naturais, energias limpas, entre outros.

Texto: Vanessa Trindade/Ascom Sema
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul