Instituto de Educação Flores da Cunha celebra 150 anos de tradição

Sessão solene com ex-alunos e autoridades celebrará aniversário de uma das mais tradicionais escolas do RS - Foto: Divulgação

O Instituto Estadual de Educação Flores da Cunha, uma das mais tradicionais escolas do Rio Grande do Sul, que já teve entre seus estudantes personalidades históricas como Elis Regina, Demétrio Ribeiro e Inácio Montanha, está comemorando o aniversário de 150 anos. Para celebrar a data, ocorre nesta sexta-feira (5) uma sessão solene com a participação de ex-alunos e autoridades, a partir das 16h, no auditório do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS).

O secretário da Educação, Faisal Karam, a secretária adjunta, Ivana Flores, e a coordenadora da Divisão Porto Alegre (DPA), Sandra Mauat, participam da celebração. Também haverá apresentação do coral das ex-alunas do Instituto de Educação. Atualmente com 1,4 mil estudantes, o instituto é o estabelecimento mais antigo de formação de professores do país.

Conforme o diretor, Wagner Cardoso, comemorar a história da instituição significa acreditar na esperança do ensino público de qualidade. “A nossa escola é uma tradição para muitas gerações e continua sendo uma referência em educação. Teremos muitos ex-alunos e educadores nesta linda festa do nosso colégio", destaca.

Tradição escolar

O Instituto de Educação de Porto Alegre, criado em 5 de março de 1869, recebeu o nome em homenagem ao governador do Rio Grande do Sul e general do Exército brasileiro José Antônio Flores da Cunha, natural de Santana do Livramento.

Até a década de 1930, funcionou em um edifício na esquina das ruas Marechal Floriano e Duque de Caxias. Depois, foi determinada a construção de uma sede na Avenida Osvaldo Aranha. Um decreto de 9 de janeiro de 1939 conferiu-lhe a presente denominação. O prédio foi tombado pelo município de Porto Alegre em 1997.

Texto: Diego da Costa/Seduc
Edição: Gonçalo Valduga/Secom