Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Instituto Estadual de Artes Visuais abre 5º Período Expositivo na Casa de Cultura Mario Quintana

Publicação:

Cor Maravilha A reorigem do universo
A Cor Maravilha: A Reorigem do Mundo, de Ana Paula da Cunha, estará na Fotogaleria Virgílio Calegari - Foto: Divulgação/IEAVi

O Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi) inaugura o 5º Período Expositivo do Edital de Ocupação de suas galerias na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), na quarta-feira (21), às 19h. As mostras são Philosofreak, de Martin Heuser, Raquel Magalhães, Alexandre Copês e João GG, com curadoria de Henrique Menezes, na Galeria Augusto Meyer; Afeto Rígido, de Lívia Auler, no Espaço Maurício Rosenblatt; e Cor Maravilha: A Reorigem do Mundo, de Ana Paula da Cunha, na Fotogaleria Virgílio Calegari. As exposições ficam abertas para visitação até 23 de dezembro, com entrada franca.

Philosofreak

A exposição, com curadoria de Henrique Menezes, aproxima uma geração de artistas gaúchos que exploram, há quase uma década, a cultura contemporânea em discursos confessionais. Martin Heuser, Raquel Magalhães, Alexandre Copês e João GG buscam no ethos cosmopolita sua linguagem: o caos da hiperinformação - o elemento freak - contaminando as obras, com proposições artísticas estruturadas em reflexões - o philosophical  - acerca de uma modernidade em ruínas.

Afeto Rígido

Lívia Auler usa fragmentos da história da avó materna para falar sobre a condição da mulher. O lugar imposto à mulher, as relações da mulher com o mundo, com uma cidade do interior, com instituições, com a rua, com o público, com o privado, com a loucura, com o sufocamento, a repressão, a opressão. A terra vermelha da Região das Missões é o cenário para as fotografias apresentadas.

Cor Maravilha: A Reorigem do Mundo

A exposição é resultado da pesquisa da artista visual Ana Paula da Cunha em poéticas visuais. Foram cinco anos de experimentações e realizações em serigrafia, fotografia, cerâmica, escultura, instalação, aquarela, vídeo, apropriação e arte conceitual.

SERVIÇO

O quê: Abertura de Exposições - 5º Período Expositivo - Edital de Ocupação IEAVi

Quando: Quarta-feira (21), das 19h às 21h

Onde: Instituto Estadual de Artes Visuais - Galeria Augusto Meyer, Espaço Maurício Rosenblatt e Fotogaleria Virgílio Calegari  - 3° e 7º andares da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)

Visitação: De 22 de novembro a 23 de dezembro; de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados e domingos, das 12h às 18h

Texto: Ascom IEAVi
Edição: Sílvia Lago/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul