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Integração entre gestores do SUS e criação da Força Estadual da Saúde são legados da Copa 2014

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Na vigilância sanitária, foram realizadas 600 inspeções em serviços de alimentação, de saúde, ambulâncias, instalações sanitárias e de abastecimento de água durante os jogos em Porto Alegre
Na vigilância sanitária, foram realizadas 600 inspeções em serviços de alimentação, de saúde, ambulâncias, instalações - Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini

Na área da saúde, são considerados os principais legados da Copa do Mundo Fifa 2014, no Rio Grande do Sul, a integração dos gestores públicos municipais, estaduais e federais e a estrutura permanente da Força Estadual da Saúde.

Como integração dos gestores, destaca-se o trabalho interfederativo do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito da Vigilância Sanitária. De acordo com os relatórios técnicos, foram realizadas 600 inspeções sanitárias em serviços de alimentação, de saúde, ambulâncias, instalações sanitárias e de abastecimento de água durante os jogos em Porto Alegre.

As inspeções reuniram equipes de profissionais do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), e da Coordenação de Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, além de técnicos do Ministério da Saúde e da Anvisa. Foram vistoriados serviços localizados no Estádio Beira-Rio, na Fifa Fan Fest, nos hospitais de assistência e referência, nos hotéis que hospedaram as delegações e em diversos pontos espalhados pelo Caminho do Gol e pelo Acampamento Farroupilha. As equipes realizaram inspeções periódicas e vistoriaram as instalações para garantir condições sanitárias adequadas, verificando insuficiências e fazendo recomendações para solucionar possíveis problemas.

Operações e controle
Todo o trabalho, tanto de vigilância, como de assistência foi coordenado pelo Centro Integrado de Operações e Controle em Saúde (Ciocs), instalado no Centro Estadual de Vigilância, que funcionou em regime de plantão durante o mundial. Este centro foi um espaço articulador das operações e atendimentos,  inclusive com interface da Força Estadual da Saúde, instituíta com a finalidade de mobilizar profissionais de saúde para o atendimento de incidentes com múltiplas vítimas.

Depois da Copa, as estruturas, equipes e procedimentos da Força Estadual da Saúde poderão ser utilizados regularmente em caso de incidentes futuros com múltiplas vítimas em qualquer região do Estado. Com um investimento de R$ 30 milhões, a Força conta com um Posto Médico Avançado e equipamentos para transporte aéreo de pacientes. Tem 2 mil profissionais cadastrados, sendo capaz de manter mobilizada uma equipe de 50 pessoas e um contingente de outras 200 em sobreaviso. O grupo reúne profissionais de todas as regiões e permanecerá mobilizado para atuar em situações de desastres e emergências em qualquer ponto do Rio Grande do Sul.

O Posto Médico Avançado (PMA) conta com cinco tendas infláveis, equipamento para montar 10 leitos de UTI e uma estrutura capaz de atender a 250 pacientes por hora, além de uma tenda inflável de descontaminação e atendimento para incidentes com substâncias químicas, bacteriológicas e nucleares explosivas (QBRNe).

Atendimentos durante os jogos
O planejamento estratégico da saúde para a Copa teve como objetivo prestar atendimento imediato à população e aos visitantes, além de verificar a segurança sanitária das instalações montadas para o evento. A experiência e efetividade da ação conjunta são consideradas pelos profissionais que participaram do evento um importante legado da Copa do Mundo para o Estado.

As equipes de assistência e regulação que prestaram atendimento direto à população contaram com 78 servidores públicos em dias de jogos em Porto Alegre e 30 servidores durante o resto do torneio. Já as equipes que realizaram as inspeções sanitárias contaram com um efetivo de 135 pessoas. O Laboratório Central do Estado e o Centro de Informações Toxicológicas também mantiveram equipes de plantão para realizar análises de amostras coletadas e prestar informações toxicológicas.

O atendimento de pacientes no Estádio Beira-Rio, de responsabilidade da Fifa, foi realizado por equipes do Hospital Mãe de Deus. O município de Porto Alegre contou com o reforço de 10 ambulâncias da equipe da Força Estadual de Saúde nos atendimentos e remoções realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Fan Fest e no Caminho do Gol.

Números de atendimentos relacionados à Copa ( até 29 de junho de 2014)

Total de atendimentos - 665 

Atendimentos realizados no Estádio Beira-Rio (inclui os dois jogadores atendidos) - 206

Fan Fest - 310

Centro de Saúde Modelo - 149

Remoções realizadas por ambulâncias - 34 

Obs.: A maior parte dos atendimentos foi relacionada a queixas clínicas.
 

Texto: Assessoria SES/RS
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

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