Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Irga reúne 12 países do Flar para tratar de transferência de tecnologia

Publicação:

Reunião com Flar
As reuniões seguem até esta quinta-feira - Foto: Sara Kirchhof/Irga

Participantes de 12 países do Fundo Latino Americano para o Arroz Irrigado (Flar) estão reunidos em Gramado, na Serra, com o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) para discutir assuntos referentes à atuação do Fundo, como o andamento e os resultados dos programas de melhoramento e transferência de tecnologia, que ocorrem em convênio entre as entidades. O encontro começou no último sábado (18) e termina nesta quinta-feira (23). 

Participam do Comitê Administrativo gestores da entidade e países sócios do Flar. Esta semana, estão sendo discutidos todos os aspectos do programa do Comitê. Um tema relevante que está em debate é a proposta da criação de um escritório do Flar na América Central, para intensificar os trabalhos de agronomia e melhoramento na região. Outra questão em destaque, foi a dificuldade da Venezuela com a quitação das cotas de 2015 e 2016 com a  instituição devido a problemas internos no país, o que vem dificultando a aquisição de dólares para arcar com os débitos. O diretor técnico do Irga, Maurício Fischer, pediu que o administrador do Flar para a região temperada, Yamid Sanabria, reforce ainda mais os trabalhos junto ao Irga, oferecendo toda a estrutura da instituição para que os projetos em melhoramento sejam intensificados. A questão dos royalties das variedades Flar também foi abordada no encontro. O Comitê Administrativo se reúne duas vezes por ano e serve para dar seguimento ao plano operacional do Flar. 

Luciano Carmona, líder do Programa de Agronomia e Transferência de Tecnologia do Flar, apresentou os resultados das atividades no último ano no Brasil, Argentina, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras e México; e a evolução do Projeto 10+. Carmona divulgou um relatório do programa ressaltando as atividades até o momento e apontando as expectativas para o futuro do 10+. "A gente acredita que o Projeto 10+ vai servir de modelo de transferência de tecnologia para todos os países associados, por isso, é muito importante  fazer com que todos os membros entendam como funciona esse trabalho", explica o consultor.     

A contribuição do Flar com as pesquisas do Irga vai além da coordenação técnica do Projeto 10+, que visa ao aumento na produtividade e na rentabilidade dos produtores arrozeiros. "Graças ao Flar, o Irga tem acesso ao Instituto Internacional de Investigação do Arroz (IRRI), ao Centro Internacional de Agricultura Tropical (Ciat - em Cali, na Colômbia), ao African Rice e ao Cirad (França), de onde vêm materiais genéticos para que possamos usar nas pesquisas, desenvolvendo cultivares de alto potencial produtivo, resistentes a doenças, e de ampla adaptabilidade, características que nossos colaboradores buscam constantemente", explica Guinter Frantz, presidente do Irga. Um dos frutos do intercâmbio será apresentado em agosto, quando as duas entidades lançam juntas a cultivar IRGA-FL 431, durante o Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, também em Gramado. Esta nova variedade possui ciclo médio (sete dias a menos que o IRGA 424 RI/CL), além de alto potencial produtivo e excelente qualidade de grão.

O Irga é sócio-fundador do Flar, que começou sua atuação em 1995 na área de melhoramento genético. Os trabalhos conjuntos em agronomia e transferência de tecnologia começaram em 2003, com o Projeto CFC (financiado pelo Fundo Comum de Comanditeis), que serviu de base ao Projeto 10 (anterior ao 10+). "Agora, mais de dez anos depois, estamos trabalhando no Projeto 10+ e isso é uma demonstração de que sempre há espaço para sermos mais competitivos. De algum modo, devemos seguir melhorando e levando mais tecnologia para o campo”, completou Graterol. Durante o encontro do Comitê Administrativo do Flar, também foram lembrados os 50 anos da Revolução Verde, comemorados em novembro do ano passado.    

Texto: Sara Kirchhof/ Ascom Irga
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul