Japão reafirma interesse em ampliar comércio com o Rio Grande do Sul
Publicação:

O interesse do Japão em incrementar as relações comerciais com o Rio Grande do Sul foi reafirmado, nesta terça-feira (10) à tarde, pelo embaixador japonês no Brasil, Ken Shimanouchi, em visita ao Palácio Piratini. Receberam o diplomata, em nome da governadora Yeda Crusius, o chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, os secretários Geral de Governo, Erik Camarano, e de Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Márcio Bolchi, e o chefe da Casa Militar, tenente-coronel Joel Prates Pedroso.
O embaixador disse que as relações bilaterais entre Japão e Brasil, nos últimos três a quatro anos, estão em processo de reativação, com grandes evoluções na balança comercial. Garantiu que seu país tem grande interesse em ampliar os negócios com o Brasil e, em particular, com o Rio Grande do Sul. Precisamos fortalecer esse intercâmbio, especialmente pela posição estratégica do Rio Grande do Sul no contexto do Mercosul e por seus investimentos no setor tecnológico e de softwares, ressaltou.
Márcio Biolchi afirmou que o Rio Grande do Sul é um grande parceiro do Japão, ocupando a sétima posição no ranking das exportações brasileiras para o país e nono lugar no ranking das importações. O Rio Grande do Sul tem o maior interesse em receber novos investimentos de empresas japonesas, acrescentou.
Nesta primeira visita oficial ao Rio Grande do Sul desde que assumiu o cargo, Shimanouchi agradeceu a recepção do governo do Estado - que classificou de carinhosa e calorosa - e disse gostar muito do Estado e de sua capital. É um Estado muito simpático e bonito. É sempre uma honra e um privilégio estar aqui, afirmou.
Imigração
O embaixador agradeceu também a participação ativa do Estado nas comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil, no ano passado, e lembrou dos festejos do cinquentenário da imigração no Rio Grande do Sul. Disse que o Brasil possui atualmente 1,5 milhão de nikkeis (descendentes de japoneses), o equivalente a 60% dos nikkeis existentes no mundo.
Ao final da visita, foi presenteado com uma cuia e uma bomba de chimarrão, uma espada e um exemplar do livro O Gaúcho, com textos e ilustrações sobre os costumes, a cultura e a história rio-grandenses. Shimanouchi, por sua vez, deixou à governadora um exemplar do livro Ciclo da Vida no Japão, que retrata a natureza japonesa.
Wenzel desejou boa estada nos três dias que o embaixador passará no Rio Grande do Sul e disse que sua visita honra e orgulha o Estado. Shimanouchi irá também à Assembleia Legislativa, ao Tribunal de Justiça do Estado, ao Lanifício Kurashiki do Brasil, em Sapucaia do Sul, à Otsuka do Brasil, em Campo Bom, ao município de Gramado e à cidade de Ivoti, onde vive a maior colônia de japoneses no Estado. Participaram também do encontro o cônsul do Japão em Porto Alegre, Haruyoshi Miura, e a secretária da Embaixada, Reiko Nakamura.