Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Jardim Botânico comemora 60 anos com programação especial

Publicação:

      Jardim Botânico
Parque promove, neste domingo, a 20ª edição do evento JardinAção - Foto: Divulgação
O Jardim Botânico de Porto Alegre comemora 60 anos e para celebrar a data especial, o parque promove, neste domingo (2), a 20ª edição do evento JardinAção. O encontro terá uma série de atrações para todos os públicos.
 
Em reconhecimento ao valor ambiental e social que o Jardim Botânico tem para a comunidade, o acervo do parque passou a integrar o Patrimônio Ambiental do Estado em novembro de 2016, a fim assegurar a preservação de seu acervo científico e paisagístico.
 
O Jardim Botânico é considerado um bem público e se mantém preservado. O parque é administrado pela Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).
 
Durante o evento comemorativo ocorrem exposições, oficinas, apresentações musicais e encontros para contação de histórias, além de visitas orientadas a coleções de plantas do Jardim e uma extensa lista de vivências e experiências. As atividades acontecem das 10h às 17h.
 
Na abertura do JardinAção, as pessoas serão convidadas a integrar uma atividade de danças circulares, orientada pela professora Cintia Kovara. Os participantes também poderão acompanhar a visita orientada às coleções de plantas medicinais e especiais, como cactus e bromélias. Durante o evento, ainda estarão disponíveis exposições sobre anfíbios, borboletas, plantas fascinantes, comunidade Pachamama e trabalhos feitos por pacientes esquizofrênicos, entre outras. Haverá, ainda, oficinas sobre dobraduras e artesanato com folhas.
 
A associação Cataventus e a Sociedade Espírita Irmão Miranda apresentam ao longo de todo dia, atividades de contação de histórias. O centro de visitantes receberá palestras sobre a filosofia Jin Shin Jyutsu, às 14h; sobre espiritismo, às 14h30; sobre massagem integrativa, às 15h; e sobre terapia corporal, às 16h. Também haverá  práticas de ioga, meditação ao ar livre e reiki, entre outras. O encontro contará com apresentações musicais do Coral da Agafape, às 13h, e da Orquestra Villa-Lobos, às 17h, no encerramento do evento.
 

Jardim Botânico
 
Inaugurado em 1958, o Jardim Botânico está localizado na Rua Dr. Salvador França,  1.427, e é uma opção de lazer para quem busca tranquilidade em Porto Alegre. Localizado na 3ª Perimetral de Porto Alegre, possui 36 hectares de área pública, coberta por cerca de cinco mil árvores. O parque abriga o Museu de Ciências Naturais e dispõe de um amplo inventário da flora nativa do RS, inclusive com espécies ameaçadas de extinção.

Texto: Ascom Sema
Edição: Léa Aragón/ Secom 
Portal do Estado do Rio Grande do Sul