Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Jornada Técnica Copa 2014 reúne agentes de viagens em Porto Alegre

Publicação:

A Jornada Técnica Copa 2014 - Ações Preparatórias dos Serviços Turísticos, promovida pela Secretaria do Turismo (Setur), em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav-RS) e o Sebrae/RS, reuniu na noite de quarta-feira (26), dezenas
Jornada Técnica Copa 2014 reúne agentes de viagens em Porto Alegre

A Jornada Técnica Copa 2014 - Ações Preparatórias dos Serviços Turísticos, promovida pela Secretaria do Turismo (Setur), em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav-RS) e o Sebrae/RS, reuniu na noite de quarta-feira (26), dezenas de agentes de viagens de todo o Estado, no auditório da Abav, na Capital. No encontro, o diretor de Relação de Mercados e Parcerias da Setur, Maximilianus Pinent, ressaltou que a Copa do Mundo está sendo uma das melhores oportunidades para divulgar o Estado e Porto Alegre.

Vamos mostrar o Rio Grande do Sul com atrativos diferentes e trabalhar os cinco roteiros que foram apresentados para serem comercializados aos turistas que nos visitarão antes, durante e depois do mundial, afirmou. De acordo com o profissional, é fundamental a integração e o entrosamento entre toda a cadeia produtiva do turismo.
Conforme o diretor, durante 15 dias, vão passar por Porto Alegre turistas de todas as partes do mundo e isso deverá ser bem aproveitado, mas com muita disciplina e organização. Na primeira fase, oito seleções vão jogar no Estado e existe a possibilidade de ser realizado mais um jogo na segunda fase. O diretor também falou sobre o Cadastur, no qual constam cadastradas 987 agências de turismo, mas existem mais de mil no RS.

Nosso papel é promover a entidade que está legalizada, conforme consta na lei do consumidor, para vender melhor nosso mercado. Quanto mais fizermos isso, mais interesse haverá tanto das agências internacionais quanto das nacionais em comprar nossos produtos, ressaltou. A importância do Cadastur também foi enfatizada pelo Superintendente de Fretamento e Turismo do Daer, José Celso Paim. A Copa do Mundo vai deixar um legado que todos vamos usufruir no futuro.

De acordo com o superintende, quem não estiver cadastrado, não vai fazer turismo, pois trata-se de um cadastro que promove o ordenamento, a formalização e a legislação dos prestadores dos serviços turísticos do Brasil. Já a diretora de Promoção e Eventos da Setur, Camila Mumbach, destacou a importância dessa reunião e do turismo para o desenvolvimento econômico e social do Estado.

Ela ressaltou o Plano de Desenvolvimento do Turismo do RS e o Plano de Marketing que será lançado durante o Festival de Turismo de Gramado. O Plano de Marketing nos dará a estratégia para a continuação do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Setur, desde o início de 2011, para que ele esteja estruturado em 2013 e 2014, declarou.

Roteiros gaúchos
Cinco roteiros turísticos pouco convencionais, integrantes do Programa Sebrae 2014, foram apresentados às agências com o objetivo de colocá-los no guia das agências e, consequentemente, na viagem dos turistas. De acordo com a consultora do Sebrae e coordenadora do programa, Rosele Azi Nascimento, os destinos são roteiros menos convencionais - Quintais de Cambará, em Cambará do Sul; Alemães do Sul, em Nova Petrópolis; Aventuras da Serra, em Três Coroas; Sabores e Saberes, em Montenegro, e Lagoa do Peixe, em Tavares - e têm em comum o fato de estarem distantes, no máximo, 150 quilômetros de Porto Alegre.

Jornadas Técnicas Copa 2014
O projeto Jornada Técnica Copa 2014 tem o objetivo de promover a qualificação dos serviços turísticos por meio de encontros que contribuam para a melhoria da qualidade dos destinos no Estado. Além disso, representa uma oportunidade para sensibilizar, orientar e qualificar os agentes atuantes dessa cadeia produtiva com vistas à realização da Copa de 2014.

A proposta desse encontro na Abav-RS, diferente das ações que vêm sendo realizadas nas cidades do interior do Estado, foi focar exclusivamente as atividades dos serviços turísticos em parceria com as entidades representativas do setor. Haverá encontros também com representantes da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (Abih-RS), Associações Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc-RS) e Associação das Transportadoras Turísticas do RS (Aturs).

Texto e foto: Cláudia Vasconcellos
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul