Evento Lã Crua, Fios da Memória promove exposição, debates e oficinas de artesanato com lã de ovelha

Foto 03  Letícia de Cássia
Programação resgata a memória afetiva e histórica do artesanato com lã de ovelha no RS - Foto: Letícia de Cássia / Divulgação Mars

Lã crua, fios da memória – O Saber-Fazer da Mulher Gaúcha – acontece no Memorial do Rio Grande do Sul e tem abertura dia 23 de julho (terça-feira), às 18h30, no auditório da instituição. O evento apresenta uma exposição sobre a memória afetiva e histórica da lã no Estado, roda de conversa, seminário técnico sobre a cadeia produtiva da lã no RS, ciclo de debate sobre fibras naturais no design e oficinas de artesanato em lã e educação patrimonial para escolas. As oficinas têm inscrições limitadas e todas as atividades têm entrada franca.

A realização é do Museu Antropológico do RS (Mars), integrando o Projeto Lãs do RS, que resulta da parceria entre secretarias: Cultura (Sedac), Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), por meio da Emater/RS – Ascar, Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e Trabalho e Assistência Social (Stas), com a atuação da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS).

As oficinas de educação patrimonial para as escolas devem ser agendadas com antecedência em memorial.acaoeducativa@gmail.com. E as visitas mediadas para grupos e escolas devem ser solicitadas no mesmo endereço eletrônico. As inscrições para as oficinas de artesanato, voltadas à comunidade (programação abaixo), são gratuitas mediante a doação de 1kg de alimento não perecível (entidades carentes), um agasalho (Campanha do Agasalho) ou um novelo de lã (Projeto Na’amat).

programação lã
- - Foto: Divulgação / Mars

A exposição traz a matéria-prima lã de ovelha e sua importância no Estado, em que o frio é uma marca diferencial. Exibe ainda documentos e imagens do Arquivo Histórico do RS sobre a história econômica da lã no RS, além de fotos do Museu Hipólito da Costa e parte do acervo do extinto Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), hoje sediado no Mars.

Entre os destaques da programação, a participação da artesã rural Eva Kuffner, de São Pedro do Sul, que recebeu o título de Mestra da Cultura Popular, em 2017, em premiação do Ministério da Cultura. Ela ministra oficinas em agosto nos dias 7, 8 e 17 (dia Nacional do Patrimônio) – quando será homenageada – e também no dia 20 do mesmo mês. Na Praça da Alfândega, no dia 3 de agosto (sábado), acontece o Crochetaço Fios que aquecem em quadradinhos, do projeto Na’amat Pioneiras Porto Alegre.

Há também objetos e artefatos do saber-fazer das artesãs rurais que contam suas histórias, além de peças de lã de valor afetivo de diversas pessoas. Aborda, ainda, a indústria da lã hoje, com o trabalho da Emater junto aos pequenos e médios pecuaristas, a reconstrução da cadeia produtiva da lã e as empresas gaúchas em evidência. A curadoria é de Letícia de Cássia, pesquisadora da Capes no Programa de Pós-Graduação de Museologia e Patrimônio da Ufrgs, e de Rossanna Prado Perez, servidora do Mars e mestranda em Memória e Patrimônio da UFPel.

Inscrições podem ser feitas por meio deste link. No total, serão 15 oficinas gratuitas (tricô de dedo, feltragem seca e molhada, tear rústico e tear de pente), com material incluído, doado pela Empresa Maxitex.

Sobre o projeto Lãs do RS

Desenvolvido pelo Museu Antropológico do RS, promove ações multidisciplinares para atender a Lei nº 13.678 (jan/2011), sobre o patrimônio cultural imaterial do Estado e sua relação com a matéria-prima lã. Reúne técnicas e conhecimentos para transmitir o saber-fazer da lã às novas gerações, preservando a memória desses conhecimentos. Possibilita também um olhar sobre o bioma pampa, relacionando a biodiversidade aos saberes e fazeres rurais típicos da região. E, por fim, busca conectar o patrimônio cultural imaterial com a economia da cultura, por meio das correlações entre vida cotidiana, artesanato, indústria e o turismo do Rio Grande do Sul.

Lã crua, fios da memória – O Saber-Fazer da Mulher Gaúcha
Exposição, roda de conversa, seminário técnico, ciclo de debate, oficinas de artesanato e de educação patrimonial para escolas
Quando: de 23 de julho a 25 de agosto
Onde: Memorial do Rio Grande do Sul, na rua Sete de Setembro, 1.020 – Centro Histórico de Porto Alegre