Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Lançamento de conferência sobre inovação reforça políticas públicas para o desenvolvimento do RS

O evento ocorre de 28 a 30 de maio, na Expo Gramado, no município da Serra gaúcha

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 25.04.2018: Foi lançada, nesta quarta-feira (25), no Salão Azul do Palácio Piratini, a Conferência Anpei de Inovação 2018. O evento, promovido pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei),
O governo do Estado apoia o evento por meio das iniciativas de apoio ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

As mais novas tecnologias de inovação, metodologias e estratégias para desenvolvimento e fortalecimento de negócios em meio às mudanças socioeconômicas dos últimos anos serão debatidas e apresentadas, de 28 a 30 de maio, em Gramado, na Conferência da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) de Inovação 2018. O lançamento do evento ocorreu nesta quarta-feira (25), no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

A 17ª edição da Conferência Anpei de Inovação, com o tema 'Novas Alavancas de Criação de Valor', deve reunir especialistas em inovação nacionais e internacionais, representantes de órgãos públicos, de empresas e de instituições de ensino e pesquisa. O governo do Estado apoia o evento por meio das iniciativas de apoio ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação em três grandes programas: apoio a parques tecnológicos, polos tecnológicos e incubadoras.

"O Rio Grande escolheu ousar, não só pelo poder público, mas a academia e as empresas. Escolhemos olhar para frente e não ser um Estado velho em um mundo moderno. Por isso, implantamos um novo conceito de gestão pública e estamos trabalhando para modernizar o Estado”, afirmou o governador José Ivo Sartori, no lançamento do evento.

Entre as iniciativas da gestão para o fomento do desenvolvimento tecnológico citadas por Sartori está o Facilita RS, lançado no início de abril, como uma política pública e plataforma digital, que disponibiliza serviços nos dispositivos móveis dos cidadãos e muda a forma de relacionamento do Executivo com a população. “A chave do sucesso é chegar primeiro aonde ninguém foi e, além de fazer diferente, precisa fazer o que ninguém nunca fez. O poder público precisa estar sempre atento e ser parceiro de todos que querem empreender e investir em inovação e desenvolvimento. Se a gente percebeu para onde o mundo se dirige,  decidimos agir para construir um futuro de esperança para as próximas gerações”, complementou o governador.

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 25.04.2018: Foi lançada, nesta quarta-feira (25), no Salão Azul do Palácio Piratini, a Conferência Anpei de Inovação 2018. O evento, promovido pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei),
Evandro Fontana ressaltou o volume de R$ 60 milhões investidos para o desenvolvimento tecnológico no RS - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

O presidente da Anpei, Humberto Luiz de Rodrigues Pereira (atual vice-presidente de Engenharia e Tecnologia da Embraer), falou sobre a cooperação entre as entidades do meio que promovem desenvolvimento para o crescimento sustentável. “A prosperidade que vem através de inovação depende de redes de relação entre as instituições (governo, universidades e empresas). Esperamos que essa seja uma conferência interessante e agradecemos ao governador por nos abrigar e apoiar”, disse.

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana, ressaltou o volume de R$ 60 milhões investidos para o desenvolvimento tecnológico no Rio Grande do Sul, e falou sobre o trabalho de apoio ao Comitê Técnico da Anpei para a elaboração de painéis. “Somos o segundo estado brasileiro no índice de inovação do país, ficamos atrás apenas de São Paulo. Isso mostra a condição do RS como um estado capaz de absorver as novas tecnologias e gerar valor. A escolha de Gramado como sede da edição nos dá a certeza de que esse ambiente de inovação é cada vez mais referência para o país”, constatou.

O secretário de Indústria e Comércio de Gramado, Paulo Roberto Volk, reforçou a importância de se atrair eventos como a Conferência Anpei de Inovação 2018 para o município. “A Anpei será uma marca para Gramado, não é só mais um dos 300 congressos que sediamos. A vinda da conferência em um momento em que o município discute uma nova matriz econômica é um antes e um depois, principalmente pela oportunidade de se discutir inovação”, destacou.

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 25.04.2018: Foi lançada, nesta quarta-feira (25), no Salão Azul do Palácio Piratini, a Conferência Anpei de Inovação 2018. O evento, promovido pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei),
O presidente da Anpei destacou cooperação entre as entidades do meio que promovem desenvolvimento para o crescimento sustentável - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Conferência Anpei de Inovação 2018

A conferência ocorre desde 2001, e tem se consolidado como um fórum privilegiado para discussão e encaminhamentos de políticas e práticas voltadas à inovação nas empresas e no país. A última edição foi realizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Esta é a segunda oportunidade em que o evento é realizado no Rio Grande do Sul.

Na 17ª edição serão oferecidas palestras, apresentações de casos de inovação de grandes empresas e instituições científicas e tecnológicas, debates, networking, rodadas de negócios e visitas técnicas. O evento, conforme o presidente da Anpei, deve receber em torno de dois mil visitantes. “Queremos criar um ambiente para o diálogo, que proporcione mais conexões com o Rio Grande do Sul, seja com empresas ou com o governo”, completou Humberto Pereira.

O evento ocorre de 28 a 30 de maio, na Expo Gramado (Avenida Borges de Medeiros, 4111), no município da Serra gaúcha.

Sobre a Anpei

A Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras é uma entidade multissetorial e independente, que trabalha para divulgar a importância da inovação tecnológica para a competitividade das empresas e o desenvolvimento do país.

Tem 246 associados, sendo 151 empresas, 83 entidades de pesquisa e desenvolvimento no segmento produtivo e 12 pessoas físicas. A maior concentração de associados é no Sudeste (73%), seguido pelo Sul (23%), Nordeste (2%), Centro-oeste (1%) e Norte (1%). Os setores mais representativos são de serviços tecnológicos (19%) e químico (13%).

A entidade também é constituída por empresas de diversos portes e líderes das principais cadeias produtivas que investem em pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de universidades, institutos de pesquisa públicos e privados, federações de indústrias e órgãos de governo, como secretarias de ciência, tecnologia e inovação e fundações de amparo à pesquisa.

00:00:00/00:00:00

Em maio, Rio Grande do Sul será sede de conferência de inovação e tecnologia

Em maio, Rio Grande do Sul será sede de conferência de inovação e tecnologia Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Texto: Letícia Bonato/Secom
Edição: Sílvia Lago/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul