Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Lançamento de selos postais homenageia relação entre Luxemburgo e Brasil

Publicação:

Lançamento do Selo da Emissão Postal Especial dos Correios da Série Relações Internacionais Brasil-Luxemburgo
As figuras nos selos representam o equilíbrio diplomático simbolizado pelo posicionamento das figuras, que são espelhadas - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
Em homenagem às relações entre Brasil e Luxemburgo, principalmente pela cooperação na construção de parte do Rio Grande do Sul na Região do Vale do Rio dos Sinos, foi lançada uma nova série de selos de emissão postal dos Correios, nesta segunda-feira (26), no Palácio Piratini. A série Laços Diplomáticos: Brasil - Luxemburgo, composta por uma folha com 12 selos cada, foi apresentada pelo embaixador luxemburguês no Brasil, Carlo Krieger, e deve ter tiragem de 480 mil selos. Em 2020, a relação bilateral entre os dois países completará 200 anos.  

 

A parceria entre os dois países está representada nos selos pela arte dos designers Daniel Effi e Jamile Costa. São retratados os principais ícones de monumentos presentes em ambos os territórios. As figuras nos selos representam o equilíbrio diplomático simbolizado pelo posicionamento das figuras, que são espelhadas, com as bases unidas ao centro. Segundo os Correios, a cor azul, que está presente nas duas bandeiras, foi utilizada como fundo, significando os interesses comuns entre os dois países. Os monumentos de Luxemburgo foram coloridos em tons de laranja e os brasileiros, em tons de verde. A técnica utilizada foi ilustração vetorial.
 

“Hoje celebramos a relação bilateral que temos com Luxemburgo. Com certeza nossa história seria outra, caso os imigrantes luxemburgueses não tivessem chegado até a Região do Vale do Rio dos Sinos e arredores no início do século 19”, disse o governador José Ivo Sartori.

 

O embaixador do Grão-Ducado de Luxemburgo no Brasil, Carlo Krieger, agradeceu a homenagem e reconheceu a importância dos luxemburgueses para o RS. Em visita ao estado, Krieger acompanhado da cônsul honorária do Grão-Ducado do Luxemburgo no RS, Tânia Bian, tem agendas até sexta-feira (30) em visita aos municípios gaúchos como São Leopoldo, Novo Hamburgo, Dois Irmãos, Morro Reuter, Nova Petrópolis, Gramado e Canela.
 

O superintendente estadual dos Correios, Romeu Ribeiro de Barros, comemorou a homenagem ao bom entendimento entre os povos. “Esta é uma homenagem ao relacionamento entre Brasil e Luxemburgo, que no próximo ano de 2020 completará 200 anos, em especial aqui no Rio Grande do Sul para onde em 1920 vieram os primeiros imigrantes”, afirmou. 

Relações bilaterais 

Conforme o Ministério das Relações Exteriores, as relações diplomáticas entre Brasil e Luxemburgo foram estabelecidas em 1911. Na economia, o governo luxemburguês tem implementado políticas para diversificação econômica e para atrair investimentos externos. Em 2015, foi o terceiro maior investidor no Brasil. Os principais produtos exportados são produtos agrícolas, combustíveis, produtos minerais (químicos de aço, borracha e vidro) e manufaturas como máquinas e equipamentos.
 

A Embaixada do Grão-Ducado de Luxemburgo no Brasil foi inaugurada oficialmente em março deste ano, em Brasília, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Jean Asselborn. É a primeira na América do Sul.


Sobre Luxemburgo 
 

O país é constituído por uma monarquia desde 1868 e foi um dos membros fundadores da União Europeia. Atualmente, é o único Grão-Ducado no mundo, um dos maiores títulos nobiliárquicos existentes, designado a soberanias de estados com certa independência de pequenas dimensões. Seu soberano é o grão-duque Henrique Alberto Gabriel Félix Maria Guilherme e seu atual primeiro-ministro é Xavier Bettel.
 

00:00:00/00:00:00

Lançado o selo especial Laços Diplomáticos Brasil-Luxemburgo

Lançado o selo especial Laços Diplomáticos Brasil-Luxemburgo Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Participaram do lançamento autoridades federais, estaduais e municipais, entre representantes de diversos consulados de países estrangeiros no Rio Grande do Sul.


Texto: Letícia Bonato
Edição: Léa Aragón/ Secom
Portal do Estado do Rio Grande do Sul